Voluntariado Ambiental na Mata do Sobral.
Ações de controlo de invasoras.
publicado a 24 de setembro de 2020

No dia 3 de outubro, entre as 9h30 e as 13h, terá lugar a primeira de várias ações de voluntariado ambiental na Mata do Sobral, freguesia de Serpins, no concelho da Lousã.

Esta primeira ação – assim como grande parte das ações preconizadas neste projeto – tem como objetivo combater as espécies invasoras existentes na Mata, minimizando o impacto destas no ecossistema.

São denominadas de “invasoras” as plantas, animais e outros organismos que vêm de outro sítio do Mundo e que, sem a nossa influência, conseguem dispersar e causar problemas no ambiente, a outras espécies ou à nossa saúde.

Os interessados em participar nesta ação poderão efetivar a sua inscrição no formulário “Voluntariado Ambiental na Serra da Lousã”, disponível em: https://forms.gle/2yyFJr8sSs4687NFA

O ponto de encontro será junto à Casa do Guarda, da Mata do Sobral.

A organização da ação de voluntariado assegura o seguro de acidentes pessoais, assim como material de proteção como luvas, máscara, material de trabalho/ferramentas (dadas a atual situação de pandemia sugerimos que quem tiver material adequado para o descasque de acácias o possa trazer).

O grupo de voluntários será organizado em subgrupos de 10 pessoas respeitando, assim, as orientações constantes da Resolução do Conselho de Ministros n.o 70-A/2020, do dia 11 de setembro de 2020.

O trabalho vai ser organizado em três frentes. A primeira no descasque de acácias, como forma de controlo desta invasora tão presente na área florestal da Lousã. Uma segunda, no arranque de háqueas, uma outra invasora que já invadiu várias zonas do concelho e, por último, na plantação de espécies autóctones tendo como objetivo a regeneração de parte da mancha florestar destruída pelo incêndio de 2017.

De referir que, entre outubro deste ano e fevereiro de 2021, está prevista a realização de um conjunto ações de combate a invasoras na Mata do Sobral, na freguesia de Serpins, no âmbito de um projeto promovido pela Junta de Freguesia de Serpins e Câmara Municipal da Lousã do qual a Activar e a AESL – Associação Empresarial da Serra da Lousã, são parceiras, sendo estas associações responsáveis por operacionalizar as ações de voluntariado dirigidas à comunidade e às empresas.

Assim, ao longo dos próximos meses a comunidade vai ser chamada a dar o seu contributo na recuperação do património ambiental da Mata.

Se a situação pandémica que atravessamos o permitir, também as escolas da região poderão participar nas ações previstas, contribuindo para a regeneração de uma área importante para o equilíbrio do ecossistema da Lousã.

Este projeto é promovido pela Câmara Municipal da Lousã e Junta de Freguesia de Serpins, e financiado pelo POSEUR.