Voluntariado Ambiental na Mata do Sobral.
Voluntários precisam-se!
publicado a 30 de janeiro de 2020

No âmbito do projeto “Controlo/Erradicação de Flora Exótica Invasora para Conservação de Habitats e Espécies da Mata do Sobral (SIC Serra da Lousã)”, a Câmara Municipal, através de acordos estabelecidos com a ACTIVAR e da AESL – Associação Empresarial da Serra da Lousã, e com o apoio da Junta de Freguesia de Serpins, vai desenvolver um conjunto de atividades de voluntariado ambiental nesta área florestal, pretendendo envolver a comunidade e o tecido empresarial local e nacional, com o apoio o Grupo Informal “Reflorestar a Lousã com espécies nativas”.

Em breve, a comunidade será chamada para a realização de atividades como arranque e descasque de acácias, controlo de outras invasoras (como por exemplo háqueas) e plantação de espécies autóctones.

Tendo como objetivo a capacitação dos recursos, no dia 6 de janeiro foi feita uma formação no local, com a Professora Elizabete Marchante da Universidade de Coimbra, que presta apoio técnico e científico ao projeto, destinada a técnicos que irão acompanhar os voluntários.

A Mata do Sobral, situada na freguesia de Serpins, é uma zona florestal de grande valor botânico, um refúgio onde ainda se encontram muitas espécies características da flora mediterrânica original.

A referida Mata necessita de intervenções de recuperação: as espécies invasoras existentes no local crescem e proliferam muito mais depressa do que as espécies autóctones, não lhes dando tempo para recuperar. É preciso controlar a expansão das espécies invasoras recorrendo a técnicas adequadas e plantar espécies autóctones para acelerar a recuperação do ecossistema.

Este projeto, que engloba também diversos trabalhos de silvicultura e um programa educativo no qual se destaca a rede de Geocaching “Descobrir a Mata do Sobral”, é financiado pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.