Voto de pesar pelo falecimento de António Jorge Padilha Simões Lopes
Executivo aprovou hoje voto de pesar por unanimidade.
publicado a 20 de maio de 2019

O Executivo Municipal aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento, no dia 12 de maio do cidadão de mérito do Concelho, António Jorge Padilha Simões Lopes.

Ao longo da sua vida, António Jorge Padilha Simões Lopes, desempenhou diversas funções públicas, como, entre 1950 e 1954, quando foi Vereador da Câmara Municipal e Presidente da Comissão Municipal de Turismo, tendo ainda sido, mais tarde, Presidente da Comissão Venatória Concelhia.

Fez parte das Comissões organizadoras das Comemorações dos 150 anos da Primeira Viagem Turística à Serra da Lousã, do 1.º Centenário da Sociedade Filarmónica Lousanense e do 1.º Centenário da Fundação do Hospital de São João.
Integrou, ainda, os órgãos sociais de diversas instituições do Concelho, nomeadamente do antigo Clube Lousanense, a Cantina Escolar Correia de Seixas, Clube Desportivo Lousanense, Rádio Clube da Lousã e da Sociedade Filarmónica Lousanense, de quem foi sócio n.º 1 e era atual Presidente do Conselho Fiscal.

A nível profissional, foi vogal do Conselho Fiscal da Companhia Elétrica das Beiras, cargo que ocupou durante largos anos. Foi, por sucessão familiar, o administrador da empresa familiar António Simões Lopes, Sucrs., Lda., fundada cerca de 1900, que geriu durante largos anos.

A sua área de negócio era diversificada: área financeira ligada aos câmbios, banca e seguros; fósforos e tabacos; lubrificantes e combustíveis, tendo sido agentes da Móbil e com a primeira estação de combustível do concelho; papelaria; eletrodomésticos; agentes da Cimpor; estanqueiros de armas, pólvora e munições. Exerciam, também, a atividade de retalhistas e armazenistas.

No âmbito desta empresa familiar participou também, durante vários anos, nos corpos sociais da UNACEL – União de Agentes Comerciais, Lda., com sede em Coimbra e na fundação do Cash and Carry Grupal, na Figueira da Foz.

Colaborou regularmente com a Câmara Municipal da Lousã, respondendo, sempre que solicitado, fornecendo informação preciosa relativa à vida e obra de ilustres lousanenses, coletividades e associações, empresas e factos da vida da comunidade.

Publicou 3 obras, muito significativas, onde deixa um testemunho para melhor se compreender a história da Lousã – O Livro da Família (2001); José Augusto do Rego, Um Homem Notável (2004) E a Minha Breve História da Chanfana (2011).