XI Festival Gastronómico da Chanfana com adesão muito elevada no primeiro fim-de-semana
Restauração e alojamento registam taxas de ocupação muito elevadas, com várias unidades lotadas
publicado a 21 de fevereiro de 2023

O primeiro fim-de-semana do XI Festival Gastronómico da Chanfana tem contado com uma adesão muito elevada, registando-se turistas do norte ao sul do País que escolhem a Lousã como destino gastronómico.

Além da forte adesão às unidades de restauração, também as unidades de alojamento registam taxas de ocupação elevadas – algumas mesmo lotadas – com os turistas a aproveitarem as mini-férias de Carnaval para uma visita ao Concelho, juntando assim também um período de lazer à degustação da Chanfana.

Para esta atratividade contribuiu, também, as promoções do comércio local associadas ao Festival, enriquecendo assim a experiência da visita ao Concelho, a que se junta o património natural e edificado, as Aldeias do Xisto, o Castelo da Lousã e o Turismo de Natureza e Desportivo.

Para Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal, “quem nos visita pode desfrutar de uma experiência diferenciadora, com a gastronomia - e em particular a Chanfana – como motivador, e que é complementada pela oferta turística de qualidade e diversificada que a Lousã, nomeadamente com a sua Serra, tem para oferecer”. Luís Antunes afirmou ainda que “pelo contacto com as unidades de restauração a aderência ao Festival tem sido muito elevada e que no final conseguiremos avaliar isso mesmo, até com recurso ao inquérito que estamos a promover e que permite aos comensais ganhar prémios constituídos experiências e produtos locais”.

O XI Festival Gastronómico da Chanfana decorre em até 26 de fevereiro, em 19 restaurantes aderentes.