XXIX Feira do Mel e da Castanha da Lousã.
Evento decorre de 16 a 18 de novembro.
publicado a 6 de novembro de 2018

A Feira do Mel e da Castanha da Lousã - um dos principais eventos do Concelho – decorre este ano de 16 a 18 de novembro, distribuindo-se por mais de 5000 m2, entre o Parque Municipal de Exposições e tendas anexas ao mesmo.

O certame celebra este ano a sua 29ª edição mantendo a dinâmica de crescimento e aposta na qualidade, afirmando-se claramente como a Melhor Feira do Mel e da Castanha do País.

Esta aposta na qualidade dos participantes é um requisito da Autarquia, sendo a única Feira do País que comercializa Mel de Denominação de Origem Protegida (DOP), apresentando, como novidade, a Região Ribatejo Norte DOP como convidada.

Este ano a Feira do Mel e da Castanha conta com a participação de cerca de 150 expositores entre apicultores, produtores, comerciantes de castanha e de outros produtos endógenos, instituições, mostra de artesanato com abrangência nacional, cinco tasquinhas gastronómicas dinamizadas por Associações locais e uma mostra de gastronomia diversificada com produtos de todo o País.

A juntar a todas as iguarias - que fazem as delícias dos visitantes - a Autarquia preparou um programa de diversão e animação diversificado, com atividades promovidas e dinamizadas por instituições e artistas locais, e, também, com artistas de dimensão nacional.

Na sexta feira, dia 16 de novembro, pelas 17h, a Feira abrirá ao público, seguindo-se, pelas 17h30, a inauguração oficial. Entre as 18h e 20h, em todo o recinto, decorrerá uma animação com “Mimo´s Street Parade”, seguindo-se, pelas 20h30, a atuação de Ramiro Simões e às 21h30, o espetáculo “O Nariz Preto”, de Pedro Tochas. De referir que este espetáculo se insere no projeto “Coimbra, Região de Cultura”.

Já no sábado, dia 17, entre as 11h e as 19h terá lugar o programa da RTP “Aqui Portugal, que decorrerá ao vivo no jardim do Edifício dos Paços do Concelho e terá diversas ligações ao Parque de Exposições, com reportagens junto dos Expositores.

Pelas 15h, no recinto central do Parque de Exposições, terá lugar uma demonstração da Academia de Bailado da Lousã, seguindo-se, às 15h30, o Showcooking “Chocolate, Mel e Castanha”, pela Chef Rita de Oliveira.

Às 16h, ocorrerá uma demonstração da Academia “Hora Bolas” e, pelas 16h30, terá lugar o Showcooking “Sabores de Outono”, com o Chef Hugo Marques.

Entre as 18h e as 20h terão lugar momentos de animação com a Fanfarra Kaústika e, pelas 21h30, subirá a palco João Francisco.

A encerra este dia pleno de atividades, atuará o artista David Antunes acompanhado por Vanessa Silva.

No domingo, último dia desta edição da Feira, pelas 8h30, terá lugar a tradicional Caminhada de São Martinho (com inscrições através do email: sector.desporto@cm-lousa.pt), que contempla a realização de um magusto durante o percurso.

No período da tarde, terão lugar dois momentos de Showcooking, o primeiro pelas 14h30, intitulado “Sentidos de Outono”com o Chef Ismael Carvalho e, pelas 16h, “Os Sabores da Terra”, com o Chef Nuno Ribeiro Santos.

Pelas 17h, a Autarquia oferece um Magusto Tradicional aberto a toda a população, com animação pelo Grupo Etnográfico da Região da Lousã.
De referir que a XXIX Feira do Mel e da Castanha é um Ecoevento ERSUC. O Ecoevento é uma iniciativa da ERSUC que desafia os organizadores de eventos, a solicitar a classificação de Ecoevento para os mesmos, destacando-se pelo compromisso de redução do impacte ambiental resultante do evento, promovendo a gestão adequada de resíduos.

A classificação de Ecoevento atribui ao evento um caráter de responsabilidade, preocupação e sustentabilidade que será reconhecido pelos participantes

Programa da Feira do Mel e da Castanha 2018