Autarquia da Lousã reforça investimento estratégico na educação
Refeições escolares, lanches escolares, Atividades de Animação e Apoio à Família e Atividades de Enriquecimento Curricular significam investimento financeiro de mais de 1 milhão e 300 mil euros, além da cedência de espaços
publicado a 26 de agosto de 2024

A Autarquia da Lousã ratificou, em Reunião de Câmara, o investimento de 931.799,38€ relativo a Refeições Escolares - nos Jardins de Infância, Escolas do 1º, 2º e 3º Ciclo e Escola Secundária – e de Lanches Escolares para os alunos que frequentam as Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) nos Jardins de Infância do Concelho no ano letivo de 2024/2025.

Da mesma forma, a Autarquia vai investir cerca de 290 mil euros para assegurar a dinamização das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) , investimentos realizados através de apoios financeiros à ACTIVAR, à Associação Recreativa, Cultural e Social das Gândaras e ao Centro Paroquial de Solidariedade da Freguesia de Serpins.

Quanto às Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), o investimento cifra-se em cerca de 136 mil euros e concretiza-se através de um apoio financeiro à ACTIVAR, entidade responsável pela dinamização desta valência.

Foram, também, aprovados protocolos de colaboração entre a Autarquia, o Agrupamento de Escolas da Lousã e a ARCIL e o Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia Serpins para o funcionamento das Atividades de Tempos Livres (ATL), no âmbito da Componente de Apoio à Família (CAF).

Estas Atividades, dirigidas a alunos entre os 6 e 14 anos implicam da parte da Autarquia a cedência de espaços, custos com eletricidade, água e manutenção dos espaços, mobiliário e equipamento e cedência de transporte para visitas de estudo e atividades de exterior.

Para o Presidente da Autarquia, Luís Antunes “estes investimentos robustos revelam o compromisso continuado que temos com a valorização da nossa comunidade escolar, na componente letiva e não letiva”. Luís Antunes destacou ainda “que o investimento na educação é ainda mais substancial se tivermos em conta as Requalificações previstas da Escola Secundária e da Escola Básica nº2, que irão orçar em mais de 16 milhões de euros”.