A Câmara Municipal da Lousã reforça a sua estratégia de investimentos de proximidade e parceria com as Juntas de Freguesia, aumentando o valor de investimento em relação a 2023, para um total de 350mil euros.
Para isto, foram aprovadas - por maioria as relativas às Freguesias de Lousã e Vilarinho e das Gândaras e por unanimidade as relativas às Freguesias de Foz de Arouce e Casal de Ermio e de Serpins - as adendas aos Contratos Interadministrativos, que definem os volumes de investimento, bem como as obras / intervenções a executar em 2025.
Entre estes investimentos estão previstas pavimentações, manutenções diversas do espaço público, bem como qualificações do mesmo, acessibilidades e outras intervenções.
Para Luís Antunes “o trabalho de proximidade que tem sido desenvolvido em parceria entre a Autarquia da Lousã e as Juntas de Freguesia é meritório e tem contribuído determinantemente para o aumento da qualidade de vida e coesão social”. O Presidente da Câmara adiantou ainda que “o trabalho e apoio às Juntas não se esgota nestes Contratos, vai muito além disso e destaco apenas a recente instalação de Espaços Cidadão em Vilarinho e nas Gândaras, bem como o apoio que estamos a dar para a criação da Zona de Lazer em Foz de Arouce e na Requalificação do Mercado de Serpins”.
Note-se que, no âmbito do trabalho em parceria, da articulação entre instituições e do processo de descentralização de competências, a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia têm, também, estabelecidos Autos de Delegação de Competências, os quais incluem responsabilidades em áreas diversas, tais como a limpeza de vias e espaço público, gestão e manutenção de espaços verdes, pequenas obras e intervenções de manutenção nos equipamentos escolares. Ainda neste âmbito, é importante realçar que – além do apoio financeiro - são cedidos equipamentos e viaturas para a concretização dos objetivos contratualizados.
Depois da aprovação pelo Executivo Municipal, o processo seguirá os seus trâmites normais, cabendo à Assembleia Municipal a aprovação de todos os documentos.