Academia MyPolis – Assembleia de final de ano
Assembleia Digital teve lugar na passada sexta feira.
publicado a 25 de junho de 2020

Decorreu, na passada sexta-feira, dia 19 de junho, uma Assembleia Digital entre alunos e alunas do Agrupamento de Escolas da Lousã, professores e professoras, e o Município da Lousã.

Nesta Assembleia Digital estiveram presentes 80 alunos e alunas, empenhados em dar o seu contributo como cidadãos e cidadãs ativos para melhorar o concelho da Lousã. Os alunos e alunas partilharam propostas concretas para melhorar o Município da Lousã e receberam feedback direto e individualizado do Município. Foram ainda definidos os próximos passos a dar no sentido de concretizar as propostas apresentadas.

O Município da Lousã esteve representado pelo Presidente Luís Antunes, Vereadora da Educação Henriqueta Oliveira, Vereador do Empreendedorismo e Juventude Orlando Ferreira e pela Técnica de Educação e Juventude Marta Correia.

Os alunos e alunas criaram um total de 75 iniciativas de cidadania, das quais 36 foram apresentadas na Assembleia Digital pelos próprios. Estas propostas de melhoria do concelho mobilizaram 273 votos e 94 comentários de cidadãos e cidadãs da comunidade da Lousã na plataforma MyPolis.

As propostas estão disponíveis em www.mypolis.eu e abarcaram áreas como a reciclagem, a preservação dos ecossistemas da Lousã, o consumo sustentável, a inovação ambiental, a interculturalidade, o combate ao racismo e a igualdade de género. Campanhas de poupança de energia na escola, colocação de mais ecopontos, proteção dos ecossistemas aquáticos, campanhas de compostagem, uma campanha para dar nova vida aos botões da roupa, exposições e palestras sobre o racismo ou sessões de cinema interculturais são apenas alguns exemplos das fantásticas iniciativas projetadas pelos jovens lousanenses.

Esta Assembleia, que assinalou o final do presente ano de implementação do projeto Academia MyPolis nas escolas, foi antecedida pelo trabalho cuidado dos professores e professoras com as respetivas turmas na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Numa primeira fase, os alunos e alunas aprenderam sobre vários domínios de Educação para a Cidadania e ativaram boas práticas de cidadania a partir de casa através do jogo Spot Cidadania, dinamizado pela Spot Games. Na segunda fase, partiram para a criação de iniciativas de cidadania para o seu concelho, que depois submeteram na plataforma MyPolis e apresentaram a decisores locais.

O projeto “Academia MyPolis - Pinhal Interior” é financiado pela Portugal Inovação Social, pelo Município da Lousã e pelo Município de Vila Nova de Poiares.