Ação de voluntariado ambiental teve ontem lugar na Mata do Sobral.
Iniciativa contou com mais de duas dezenas de participantes.
publicado a 4 de outubro de 2020

Teve lugar ontem, entre as 9h30 e as 13h, a primeira de várias ações de voluntariado ambiental na Mata do Sobral, freguesia de Serpins, no concelho da Lousã.

Esta primeira ação, que contou com mais de duas dezenas de participantes, teve como objetivo combater as espécies invasoras existentes na Mata, minimizando o impacto destas no ecossistema.

O grupo de voluntários foi organizado em subgrupos de 10 pessoas respeitando, assim, as orientações constantes da Resolução do Conselho de Ministros n.o 70-A/2020, do dia 11 de setembro de 2020.

De referir que, entre outubro deste ano e fevereiro de 2021, está prevista a realização de um conjunto ações de combate a invasoras na Mata do Sobral, na freguesia de Serpins, no âmbito deste projeto promovido pela Junta de Freguesia de Serpins e Câmara Municipal da Lousã do qual a Activar e a AESL – Associação Empresarial da Serra da Lousã, são parceiras, sendo estas associações responsáveis por operacionalizar as ações de voluntariado dirigidas à comunidade e às empresas.

Se a situação pandémica que atravessamos o permitir, também as escolas da região poderão participar nas ações previstas, contribuindo para a regeneração de uma área importante para o equilíbrio do ecossistema da Lousã.

A breve prazo serão também apresentadas outras iniciativas de promoção desta Mata e do seu ecossistema.

Este projeto é promovido pela Câmara Municipal da Lousã e Junta de Freguesia de Serpins, e financiado pelo POSEUR.