“Aldeias Resíduos Zero” – Projeto piloto de compostagem comunitária na Aldeia do Xisto da Cerdeira
Iniciativa visa a valorização dos resíduos produzidos na Aldeia.
publicado a 5 de abril de 2019

A aldeia da Cerdeira, na Lousã, iniciou um projeto piloto de compostagem comunitária, no âmbito da iniciativa “Aldeias Resíduos Zero”.

Como forma de marcar o início desta iniciativa, na passada sexta feira, foi assinado um protocolo de colaboração entre a Autarquia e o empreendimento “Cerdeira – Home for Creativity” e foi entregue a esta entidade um compostor comunitário e 30 recipientes para resíduos orgânicos.

De referir que, no âmbito deste protocolo, a Autarquia compromete-se ainda a disponibilizar um técnico especializado para acompanhar o processo e disponibilizar toda a informação relevante para o processo.

Pretende-se com este projeto que todos os resíduos valorizáveis, gerados na aldeia da Cerdeira, sejam recolhidos seletivamente ou tratados localmente (compostagem comunitária) com baixo impacto ambiental e redução da pegada de carbono, comparativamente às atuais práticas de recolha e transporte para as centrais de Tratamento Mecânico e Biológico da ERSUC, demonstrando também que tecnologias simples, mas avançadas, usando a compostagem em tambores rotativos, ainda pouco conhecidas e divulgadas em Portugal, aceleram o processo e tornam-no aceitável para os utilizadores.

A recolha de resíduos em zonas remotas de baixa densidade populacional e pressão sazonal (fins-de-semana, verão, épocas festivas) é um desafio singular e por isso a Câmara Municipal da Lousã promove este projeto com o objetivo de racionalizar meios e experimentar novos conceitos de gestão de resíduos.

Este processo é especialmente útil em zonas de montanhas com temperaturas negativas no Inverno. Este procedimento, comum no centro e norte da Europa, permitem a degradação dos resíduos sem libertar odores desagradáveis.

A iniciativa “Aldeias Resíduos Zero”, financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito do Portugal 2020, é um contributo para a “Visão para a gestão dos resíduos urbanos” do PERSU2020, considerando que “a nova abordagem para a gestão de resíduos ultrapassa a ambição de uma sociedade focada na minimização dos impactes ambientais associados à gestão dos resíduos, e adota o paradigma de uma economia circular, com otimização dos recursos materiais e energéticos”.