Aprovação da Operação de Reabilitação Urbana do Centro Urbano da Vila da Lousã
Documentos disponíveis para consulta Foi publicado no Diário da República 2.ª série, n.º 92, de 14 de maio de 2018, o Aviso nº 6337/2018 que torna público que a Câmara Municipal, na reunião de 16 de abril de 2018, e a Assembleia Municipal, na sessão de 24 de abril de 2018, aprovaram a Operação de […]
publicado a 16 de maio de 2018

Documentos disponíveis para consulta

Foi publicado no Diário da República 2.ª série, n.º 92, de 14 de maio de 2018, o Aviso nº 6337/2018 que torna público que a Câmara Municipal, na reunião de 16 de abril de 2018, e a Assembleia Municipal, na sessão de 24 de abril de 2018, aprovaram a Operação de Reabilitação Urbana (ORU) do Centro Urbano da Vila da Lousã, que contém o respetivo Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU).
A ORU do Centro Urbano da Vila da Lousã tem como estratégia global a revitalização económica, social e cultural do núcleo urbano da Lousã, constituindo o PERU o documento orientador da sua execução.
O PERU do Centro Urbano da Vila da Lousã define nomeadamente, as ações estruturantes de reabilitação urbana a preconizar nesta área que se centram na:
a) Qualificação do espaço público e do ambiente urbano, através de intervenções no âmbito da mobilidade e da qualidade urbana e ambiental;
b) Promoção da reabilitação do edificado privado;
c) Requalificação de edifícios públicos como suporte de novas funcionalidades atrativas e indutoras de novas dinâmicas;
d) Promoção da requalificação do comércio tradicional e atração de funções urbanas inovadoras;
e) Preservação da identidade local através da valorização do património cultural.
Atendendo aos objetivos estratégicos delineados pelo PERU, a implementação da ORU do Centro Urbano da Vila da Lousã será coordenada e gerida pelo Município da Lousã em estreita colaboração com proprietários, demais titulares de direitos sobre edifícios, agentes locais e outras entidades públicas.
A ORU mantém os benefícios e incentivos fiscais e financeiros concedidos aquando a aprovação da delimitação da Área de Reabilitação Urbana do Centro Urbano da Vila da Lousã, em conformidade com a nova redação dos Estatutos dos Benefícios Fiscais.
Todos os interessados poderão consultar a Operação de Reabilitação Urbana do Centro Urbano da Vila da Lousã no Balcão Único da Câmara Municipal da Lousã, sita na Rua Dr. João Santos - 3200-935 Lousã, todos os dias úteis, das 9 horas às 16 horas e 30 minutos, bem como na página da Internet do Município da Lousã –www.cm-lousa.pt.