Aprovado protocolo de colaboração entre Município da Lousã e Activar, no âmbito do Programa CLDS 5G
Programa CLDS 5G – Contratos Locais de Desenvolvimento Social tem por objetivo reforçar as políticas de inclusão social e combate à pobreza
publicado a 4 de julho de 2024

Foi aprovado pelo Executivo Municipal um Protocolo de Colaboração, entre o Município da Lousã e a ACTIVAR – Associação de Cooperação da Lousã, no âmbito do Programa CLDS 5G – Contratos Locais de Desenvolvimento Social, que tem por objetivo reforçar as políticas de inclusão social e combate à pobreza.

O Protocolo enquadra o Município enquanto Entidade Coordenadora Local da Parceria e a ACTIVAR enquanto Entidade Local Executora das Ações enquadradas neste Programa, nomeadamente no Eixo 4: Desenvolvimento Social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.

Para Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal, “o Contrato Local de Desenvolvimento Social assume-se como mais uma ferramenta que procura dar resposta às necessidades sociais do Concelho, uma medida importante para a promoção da coesão social”, destacando ainda o “importante contributo e experiência adquirida pela ACTIVAR em projetos e iniciativas já desenvolvidas”.

Este Programa encara o território como uma dimensão essencial para a sua concretização, concentrando as intervenções nos grupos populacionais que evidenciam fragilidades mais significativas e promovendo a mudança, tendo em conta fatores de vulnerabilidade.