Artes conquistam as ruas da Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares no âmbito da Rede Cultural Terras da Chanfana.
- Capícua, Sam the Kid e Mynda Guevara são, apenas, algumas das atrações do Festival ‘Ruas D’Arte’ que, integrado na Rede Cultural Terras da Chanfana - Programação Cultural em Rede vai, entre 4 e 12 de setembro, encher de ritmo, animação e cor as ruas de três dos quatro municípios que integram esta rede.
publicado a 31 de agosto de 2021

Música. Espetáculos. Animação de rua assegurada por projetos locais. Oficinas artísticas dirigidas a seniores e a jovens. Vão ser ações que encherão de vida as ruas dos municípios da Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares que, entre os dias 4 e 12 de setembro acolhem o festival ‘Ruas D’Arte’ - uma iniciativa inserida na Candidatura ‘Artes à Rua’, promovida no âmbito da Rede Cultural Terras da Chanfana - Programação Cultural em Rede, constituída por estes municípios.

A ligação com as populações locais é um dos desígnios deste projeto que convida os habitantes, jovens e menos jovens, a participar ativamente e trabalhar em conjunto com artistas de renome. Um dos exemplos são as oficinas artísticas. A Lousã acolhe, dias 6 e 7 de setembro, a oficina de arte urbana ‘Lata 65’ de Lara Seixas Rodrigues, no Museu Etnográfico Louzã Henriques, entre as 14h00 e as 17h30. Já Vila Nova de Poiares acolhe as oficinas de stencil por Samina (dias 8 e 9) e de Mariana Malhão (dia 10), enquanto Miranda do Corvo abre portas às oficinas de arte urbana de GonçaloMar (dia 10) e ponto cruz de Aheneah (dia11). Também no dia 11, decorre na Lousã a oficina ‘fora das margens’, de Tamara Alves.

Tendo como grande missão despertar para as artes, estas manifestações culturais são destinadas a públicos de todas as idades com exceção da oficina ‘Lata 65’. Esta destina-se a um público sénior, pretendendo introduzir os menos jovens numa forma de expressão habitualmente associada aos mais novos (a arte urbana).

A par das oficinas, a beleza e a irreverência vão invadir as ruas dos municípios, através das mãos talentosas dos artistas Aheneah, Francis.co, GonçaloMar, Tamara Alves, Samina e Mariana Malhão. Cada um vai assinalar a sua presença nesta atividade com a execução de um conjunto de obras de arte, ao longo de todo o festival, que passará a integrar um roteiro de arte urbana.
Cabe à música encerrar este festival de expressões artísticas. Os artistas Mynda Guevara, Capicua e Sam The Kid sobem ao palco nas noites de 10, 11 e 12, respetivamente na Lousã (no parque Carlos Reis, a partir das 21h30), Miranda do Corvo (no estádio municipal, pelas 19h00) e em Vila Nova de Poiares (na Alameda Santo André, a partir das 21h30).

Capacitar e dinamizar
A Rede Cultural Terras da Chanfana - Programação Cultural em Rede, um projeto conjunto dos municípios Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares contempla um conjunto de atividades inseridas num vasto programa cultural que se estende até final de 2022, procurando dinamizar culturalmente o território, com a missão de, por um lado, despertar os vários públicos para os mais diversos tipos de arte, capacitando as estruturas culturais já existentes no território e, por outro, envolver de vida e animação as populações, atraindo novos públicos e combatendo o isolamento.

O Festival ‘Ruas D’Arte’ é uma das atividades que integra este vasto programa.
A intervenção artística proposta pelo Festival ‘Ruas D’Arte’ integra abordagens estéticas autorais diferenciadas, desenvolvidas através de um processo criativo alicerçado na implementação prévia de estratégias participativas e de dinâmicas de interação com as comunidades.
As obras a criar no âmbito do festival passarão a integrar o território, respeitando-o, transformando-o e contribuindo para a sua valorização, já que a arte urbana é, hoje, um importante recurso turístico e de desenvolvimento local, na medida em que qualifica e diversifica a oferta.

O Festival ‘Ruas D’Arte’ é uma iniciativa inserida na Candidatura Artes à Rua, promovida no âmbito da Rede Cultural Terras da Chanfana - Programação Cultural em Rede, constituída pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares e Penela, cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

*Mais informações sobre este festival estão disponíveis nas redes sociais da REDE CULTURAL DAS TERRAS DA CHANFANA e dos respetivos Municípios.