Portal Institucional

Autarquia apoia projeto “Espaço J” investindo na Juventude
Investimento é concretizado através da ACTIVAR - Associação de Cooperação da Lousã e significa um investimento de 15 000€
publicado a 5 de fevereiro de 2025

A Câmara Municipal da Lousã aprovou, na passada segunda-feira, um apoio financeiro no valor de 15 000€, ao projeto “Espaço J-E9G”, dinamizado pela ACTIVAR – Associação de Cooperação da Lousã.

O projeto “Espaço J” tem como objetivo contribuir para o sucesso escolar, a redução do absentismo e abandono escolar, bem como a formação, qualificação profissional e o desenvolvimento de competências digitais. Visa, ainda, a dinamização de atividades de promoção da saúde, da prática desportiva e de participação em atividades artísticas e culturais. Já o Programa “Escolhas” tem por objetivo a criação de projetos de intervenção local que promovam a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis.

De referir que este projeto, que integra e é responsável pela implementação de várias ações que integram o Plano Municipal de Juventude da Lousã recentemente aprovado, conta com a participação de mais de 275 jovens ao longo do ano e contempla atividades no Agrupamento de Escolas da Lousã e na dinamização de um espaço físico instalado na Praça Cândido dos Reis, resulta de um trabalho de parceria de entidades locais que se unem em consórcio, o que potencia uma diversidade de oportunidades de articulação de recursos essenciais ao trabalho na área social, concretamente na área da juventude.

Para Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal da Lousã, “este já não é um trabalho novo, mas sim a continuidade de projetos com provas dadas no Concelho e que têm contribuído para dotar os nossos jovens de ferramentas para a sua vida e que justificam mais este investimento”. Luís Antunes destacou ainda que “no ano em que temos o maior orçamento municipal de sempre, os jovens e o seu futuro estão no centro da nossa ação, nomeadamente com os investimentos na educação que ascendem a mais de 15 milhões de euros”.

Fazem parte do consórcio que desenvolve este projeto
a Activar – Associação de Cooperação da Lousã, Câmara Municipal da Lousã; Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Status – Escola Profissional da Lousã, Agrupamento de Escolas da Lousã e Arauz – Associação de Jovens da Lousã.

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.