Autarquia da Lousã assinala Dia dos Castelos com caminhada temática
Iniciativa “Um Castelo para Hamlet” visa assinalar também as comemorações do Centenário de José Saramago
publicado a 4 de outubro de 2022

No próximo dia 7 de outubro, pelas 18h30, A Câmara Municipal da Lousã realiza uma caminhada intitulada “Um Castelo para Hamlet”, comemorativa do “Dia dos Castelos” e, também, evocativa do “Centenário do Nascimento de José Saramago”.

Com esta atividade, a Câmara Municipal da Lousã pretende cruzar/associar as Comemorações do Dia Nacional dos Castelos, que se desenvolverá no Castelo da Lousã, ou de Arouce, com as Comemorações do Centenário de José Saramago, a decorrer a nível nacional com mais diversas iniciativas.

Este cruzamento proporciona-se, pois Saramago, na sua obra “Viagem a Portugal”, passou pela Lousã e, no capítulo dedicado a esta região, intitulado “Um Castelo para Hamlet” dedica alguns parágrafos ao Castelo da Lousã. Saramago “...não atendeu à vila, que haveria de ter que ver e admirar, e seguiu caminho. (…) Agora, sim, senhores, merece a serra o seu alto nome (…) e mesmo aqui, mais abaixo, por este desvio que apenas o leva ao castelo, caem os vales bastante abruptamente.”

Pretende-se, assim, fazer uma caminhada que ligará o centro da vila ao Castelo da Lousã, a partir do Pelourinho (local da concentração), Largo da República/Travessa, Rua de S. João, Cabo Soito, Rua José Augusto do Rego, passadiços, finalizando no Castelo, naquele que poderá ter sido o percurso efetuado por Saramago na sua visita à Lousã e ao seu Castelo.

Esta iniciativa terá a participação da Associação de Dinamização Cultural Efeitardósia por intermédio do seu grupo de teatro, Barraca Preta, que atuará ao longo do percurso, lendo excertos da obra, e capítulo, referenciados na Viagem a Portugal, nomeadamente na Curva do Viso e no Castelo.