Autarquia da Lousã executa 90% da receita em 2022
Indicadores de liquidez registam melhoria significativa demonstando situação de equilíbrio financeiro
publicado a 28 de abril de 2023

“A conjugação entre o investimento – nas pessoas e no território – e saúde financeira da Autarquia são um eixo estruturante da nossa atuação” referiu o Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes.

Referindo-se à aprovação da Prestação de Contas relativa ao ano de 2022 pela Assembleia Municipal, Luís Antunes destacou “a conciliação entre os robustos investimentos realizados na educação, na cultura, no desporto, na intervenção social, a que se junta, por exemplo, a qualificação do território com os investimentos na mobilidade urbana sustentável com o cumprimento de todos os indicadores de equilíbrio orçamental”.

A Câmara Municipal encerrou as contas do ano de 2022 com um aumento do Saldo da Gerência para 1.976.124,98€ (mais 389.478,24 € do saldo que transitou de 2021 para 2022 – 1 586 646,74 €), uma execução da receita de 90% - acima do que determina a Lei das Finanças Locais -, cumprindo o limite da dívida total com uma margem superior a 2 milhões e 800 mil euros e com uma poupança corrente superior a 1 milhão e 500 mil euros, o que permitiu canalizar essa verba para investimento.

O Presidente da Câmara Municipal realçou ainda que “com todos os desafios que enfrentamos, nomeadamente os decorrentes da pandemia e da Guerra na Ucrânia, a Autarquia cumpriu com todas as suas obrigações legais e manteve um elevado nível de investimento e de serviço aos munícipes, como confirmado pela execução dos 7,5 milhões de euros afetos às Grandes Opções do Plano, com destaque para mais de 2.000.000€ na educação e intervenção social e mais de 1 milhão e 100 mil euros na Cultura e no Desporto ”.