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Autarquia da Lousã investiu mais de 180 mil euros em ferramentas e projetos educativos no ano letivo 23/24, o maior investimento de sempre
A este valor juntam-se investimentos em infraestruturas, ação social escolar, transportes e refeições escolares, num total superior a 17 milhões e 180 mil euros
publicado a 15 de julho de 2024

A Autarquia da Lousã, seguindo a estratégia que tem aplicado de valorização do Capital Humano, investiu em ferramentas e projetos educativos no ano letivo de 2023 / 2024 mais de 180 mil euros.

Estes investimentos, que segundo o Presidente da Câmara, Luís Antunes, “são realizados com a perspetiva de proporcionar à nossa comunidade escolar, em período letivo e não letivo, as melhores oportunidades educativas e pedagógicas, para que a sua formação seja o mais completa possível, valorizando a vertente educativa, mas também cívica, fator que contribui, também, para a coesão social e competitividade do Concelho”.

Juntam-se ainda investimentos em infraestruturas – Requalificação da Escola Secundária e Requalificação da Escola Básica nº2 – que ascendem a 15 milhões de euros e investimentos na Ação Social Escolar - Apoio em material escolar e cadernos/fichas de atividades aos alunos do 1º CEB, Programa de Refeições Escolares e Lanches, Programa de Fruta Escolar e Leite Escolar e Transportes Escolares – no valor de 2 milhões e 100 mil euros, num total de  investimento na área educativa de 17 milhões e 180 mil euros.

Entre as várias ferramentas e projetos à disposição da comunidade escolar, destacam-se:

Escola Virtual

Distribuição de licenças Premium da Plataforma Educativa Digital “Escola Virtual” a todos os alunos do concelho, desde o Pré-Escolar ao 12º ano de escolaridade, bem como a todos os docentes, abrangendo um total de 2215 alunos.

MYPOLIS – Educação para a Cidadania

O projeto MyPolis nas Escolas promove a cidadania ativa dos/as jovens e o diálogo com quem toma decisões políticas. O projeto “MyPolis nas Escolas - Lousã” está a ser implementado desde 2019 e contribui para que os jovens participem nas decisões do seu território, descubram pontos fortes na comunidade, encontrem fragilidades, elaborem soluções e, desta forma, exerçam a sua cidadania de forma direta, simples e divertida. No final, reúnem-se com os seus representantes políticos, em assembleia, para partilhar o seu percurso, a transformação e impacto gerado. Este ano letivo o projeto conta com a participação de 8 turmas, cerca de 200 alunos, do Agrupamento de Escolas da Lousã.

ClassPlash – Mundo da Música

O Projeto ClassPlash é implementado desde o Pré-Escolar ao 2º ciclo, e consiste na oferta de licenças para acederam as aplicações que têm como objetivo promover aprendizagens de ritmos, iniciação ao instrumento flauta de bisel e composição.

Para além do contexto em sala de aula, as aplicações também poderão ser trabalhadas nas Bibliotecas Escolares e nas Salas Mediadoras de Aprendizagem do Agrupamento de Escolas da Lousã, para cerca de 754 alunos e 32 professores e educadores e 7 salas mediadoras de aprendizagem e bibliotecas.

Projeto Happy Code “Lousã a Programar”

O Projeto “Lousã a Programar” consiste no desenvolvimento de competências em crianças do Município da Lousã, através do ensino da programação informática e de ferramentas básicas de literacia digital, dotando as assim de ferramentas essenciais para o mundo atual, impactando positivamente no sucesso escolar dos alunos e abrandendo cerca de 40 alunos, durante 6 meses.

 INOVAR Consulta

Portal onde o aluno e o Encarregado de Educação podem consultar informações sobre a atividade escolar, avaliações, testes e outros instrumentos de avaliação, fazer pré-inscrição para o ano seguinte e iniciar processo de justificação de faltas, entre outros, utilizando qualquer tipo de dispositivo informático com ligação à Internet. Responde a todos os alunos do Agrupamento de Escolas da Lousã, 2400.

SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem

Plataforma digital de gestão educativa com várias valências: gestão de ação social escolar, gestão da manutenção dos edifícios, avaliação da fruta escolar, gestão dos recursos humanos, requisição e assiduidade das refeições escolares, utilizado por 2400 alunos.

Atividades de Enriquecimento Escolar (AEC)

No âmbito das competências ao nível da ação social escolar, surge como mais uma resposta da Escola a Tempo Inteiro. As atividades são projetadas no sentido de estimular o desenvolvimento pessoal, intelectual e social dos alunos.

Esta iniciativa é destinada a todos os alunos do 1º ciclo, cerca de 550 alunos, e incluem atividades de Desporto, Música, Inglês e Artes.

Férias Ativas

O Programa de "Férias Ativas" desenvolvido pela Câmara Municipal da Lousã, apresenta-se como um projeto destinado às crianças e jovens dos 6 aos 14 anos do concelho da Lousã, e pretende proporcionar momentos de diversão e educação através da prática de atividades físicas, desportivas e recreativas. O programa tem como objetivo proporcionar às crianças e jovens do concelho a ocupação ativa dos tempos livres durante as interrupções letivas, e, ao mesmo tempo, apostar no seu desenvolvimento socio cultural, educativo e emocional. O referido programa consiste em três momentos que se desenrolam no período das pausas letivas do "Natal", "Páscoa" e "Verão e em outras Interrupções letivas. Contou com 900 participantes.

 Toque e Tom & more

O projeto Toque e Tom & more promovido pela Autarquia, pretende oferecer atividades direcionadas ao ensino pré-escolar, no âmbito da prática desportiva, da música e do ensino do inglês. Este projeto teve início no dia 16 de outubro em todos os Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas da Lousã, num total de 350 crianças.

 Crescer Feliz na Escola

O Programa Crescer Feliz na Escola - Meditar e Relaxar para Concentrar tem como principais objetivos são treinar as capacidades de atenção e de concentração, e desenvolver competências socioemocionais através de práticas de meditação e de Mindfulness, abrangendo um total de 470 alunos.

 Eco-Escolas

O projeto Eco-Escolas procura incentivar as escolas a adotarem práticas sustentáveis e a incorporarem a educação ambiental no currículo escolar. Fazem parte deste programa 10 estabelecimentos de ensino, 9 do Agrupamento de Escolas da Lousã e o Jardim de Infância da ADIC, num total de cerca de 915 alunos.

Ferramenta Magos

Esta ferramenta tem como objetivo o apoio nas aprendizagens escolares de Português dos alunos do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas da Lousã e consiste na aquisição licenças e cadernos de atividades da plataforma “MAGOS”. Este projeto conta com a participação de 3 turmas, num total de 75 alunos.

Ferramenta HypatiaMat

Esta ferramenta consiste essencialmente em aplicações hipermédia centradas nos conteúdos de Matemática do 1.º ao 9.º ano. O projeto é implementado em 7 turmas do Agrupamento de Escolas da Lousã, cerca de 175 alunos.

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