Câmara Municipal da Lousã promove mais uma edição do “Sábado Cultural”
Iniciativa terá lugar no dia 20 de janeiro na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro
publicado a 15 de janeiro de 2018

No próximo sábado, a Biblioteca Municipal Comendador Montenegro acolhe mais uma edição do “Sábado Cultural”.

O programa iniciar-se-á pelas 15h, com a presença da, várias vezes premiada, ilustradora e autora de livros infantis, Catarina Sobral, que tem raízes Lousanenses, que conversará com um público jovem e falará das suas obras, entre as quais “Tão, Tão Grande”, e que terá lugar na Sala Infanto-Juvenil.

Pelas 16h30, no auditório, terá lugar um momento teatral protagonizado pelo Grupo de Teatro “Barraca Preta”, com a apresentação de um quadro da peça “As Ineses que hão em nós”, adaptado do texto “Farsa de Inês Pereira” de Gil Vicente.

Após esta peça, serão premiados – com o título de “Devoradores de Livros” - os utentes da Biblioteca Municipal, nas categorias jovens, adultos e instituições, que mais obras requisitaram e leram ao longo do ano. Para além deste reconhecimento, é apresentado o TOP 25 das obras mais requisitadas (adultos e infanto juvenil).

A encerrar esta edição, pelas 17h30, novamente no auditório, terá lugar a exibição do documentário “Resiste BA-61!”, contemplado com o Prémio Augusta de melhor documentário no 15º festival de cinema Bragacine, em novembro passado, realizado por Paulo César Fajardo, sendo autor da banda sonora o lousanense João J. Francisco. De referir o facto de esta dupla já ter sido premiada por várias vezes neste registo cinematográfico.

O “Sábado Cultural” é uma iniciativa que se desenvolve desde 2010 e, este ano, integra a programação do projeto “5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos” e do Ano Europeu do Património Cultural.