Cine Teatro da Lousã recebe investimento superior a 2 milhões de euros.
Foi hoje assinado o Auto de consignação. Intervenção tem um prazo de 420 dias.
publicado a 17 de junho de 2020

A Câmara Municipal da Lousã assinou hoje o Auto de Consignação para a requalificação do Cine Teatro.

A intervenção neste importante equipamento cultural, significa um investimento de 1 988 000€ + IVA, valor totalmente suportado pelo orçamento municipal e tem um prazo de 420 dias e será realizada pela empresa Socértima - Sociedade de Construções do Cértima, Lda.

O projeto de requalificação – contratado em março de 2017 - é da autoria de uma equipa liderada pelo Arquiteto João Mendes Ribeiro, autor de diversos projetos premiados nacional e internacionalmente.

A intervenção preconizada – teve em conta a análise das características morfológicas e urbanísticas do edifício do Cine Teatro, da sua envolvente e da sua história e tem como objetivos principais a sua requalificação efetiva, dotando-o de novas qualidades espaciais adequadas à contemporaneidade e a novos usos.

Além da requalificação do edifício existente, a empreitada contempla a sua ampliação, através da construção de dois novos edifícios - desenhando um conjunto expressivo, coerente, integrado e funcional - estruturas, infraestruturas gerais, mecânica de cena, condicionamento acústico e mobiliário.

De referir que esta sala de espetáculos foi inaugurada a 4 de outubro de 1947, tendo a sua construção ficado a dever-se à empresa Progresso da Louzã, Lda.
O Cine Teatro manteve-se em funcionamento até 1987, altura em que foi encerrado por questões de segurança. A Câmara Municipal decidiu-se então pela aquisição do edifício, processo que se concretizou em 1989.

O edifício foi remodelado e passou a funcionar regularmente desde 1 de maio de 1992 até ao final do ano de 2018.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, afirmou que “a requalificação do Cine Teatro é um objetivo que definimos para o presente mandado autárquico e que agora iniciamos a sua concretização física e que se insere num robusto investimento de regeneração urbana, superior a 4 milhões de euros.”

O Autarca referiu ainda que esta intervenção se insere “também num plano alargado de investimentos na cultura, onde se incluem, entre outros, a abertura, em parceria com a Companhia Marimbondo, do Museu do Circo, a remusealização do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques – cuja reabertura está prevista para breve -, a preservação e acessibilização do Castelo da Lousã que regista já mais de 42 000 visitas e o projeto de remusealização do Museu Prof. Álvaro Viana de Lemos, que já teve inicio com o acolhimento de importantes obras da coleção do Novo Banco.”