Concerto do Advento – Trégua de Natal
Iniciativa integrada no Projeto 5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos
publicado a 29 de novembro de 2018

A Câmara Municipal da Lousã, no âmbito do Projeto 5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos, vai promover, ao longo do Advento, um conjunto de concertos, que terão lugar nas quatro Freguesias do Concelho.

Sob a designação “ Trégua de Natal”, este conjunto de concertos resulta do trabalho realizado, em regime de Residência Artística, pelas Associação Filarmónica Serpinense, Sociedade Filarmónica Lousanense, Orquestra Ligeira da Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras e Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense, de preparação de um reportório para uma apresentação que permita divulgar e valorizar, em todo o Concelho, o trabalho realizado pelas associações em prol da aprendizagem da música e educação de públicos, e que potencie também o trabalho colaborativo e a partilha de experiências dos diferentes grupos e artistas.

Com as Residências Artísticas “Trégua de Natal” evoca-se um episódio da 1ª Grande Guerra, em que os soldados, em 24 de dezembro de 1914, saíram das trincheiras e celebraram em conjunto o Natal, fazendo uma trégua de paz. No ano em que se assinala o centenário do fim deste conflito, este episódio foi mote para este trabalho conjunto das diferentes associações, simbolicamente desafiadas a sair das suas trincheiras, e a anunciar, pelo trabalho conjunto, o advento de um tempo que se deseja, globalmente, de cooperação e de paz.

O primeiro concerto terá lugar na Igreja Paroquial de Serpins, às 21:30, dinamizado pela Associação Filarmónica Serpinense, e os restantes terão lugar no dia 7, na Igreja de Foz de Arouce, dinamizado pela Sociedade Filarmónica Lousanense, no dia 14, na Igreja de Santa Luzia, nas Gândaras, dinamizado pela Orquestra Ligeira das Gândaras e o último será no dia 21 de dezembro, na Igreja Matriz da Lousã, dinamizado pelo Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense, com a participação de elementos de todas as orquestras. A coordenação do trabalho esteve a cargo dos respetivos maestros.

Com esta atividade pretende-se, também, contribuir para a divulgação do Projeto 5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos, programação cultural em rede, um projeto desenvolvido no âmbito de uma candidatura financiada-Portugal 2020 - e que envolve os municípios da Lousã, de Águeda, de Idanha, de Óbidos e de S. Pedro do Sul, e que potencia, também, a troca de experiências entre municípios, o trabalho colaborativo e a divulgação das suas diferentes identidades culturais: cultura pedagógica, na Lousã; cultura literária, em Óbidos; cultura musical, em Idanha; cultura criativa, em Águeda e cultura da mulher, em S. Pedro do Sul.

Este projeto contempla três tipos de iniciativas: bolsa programação cultural em rede, animação de centros urbanos e residências artísticas.

No âmbito deste projeto foram já promovidos diversos eventos na Lousã, tais como, Desafio ao Frio, Exposição Mulheres de Corpo e Alma, com a presença de Isabel Silvestre, dos Cantares de Manhouce, S. Pedro do Sul, apresentação do grupo “Adufeiras de Idanha”; programa de Residências Artísticas sobre a etnografia do trabalho “Ver com as mãos”. Elementos à Solta, “Um passo atrás”, Auéeu e “Tempo da primária –

Esta Escola que me Conta” e apresentação da Fanfarra Káustika, de Águeda. Também neste âmbito, a companhia Marimbondo, da Lousã, irá integrar a programação cultural de S. Pedro do Sul, em dezembro.

A acompanhar esta residência artística musical, irá ter lugar, ainda, uma residência artística com o ilustrador Delfim Ruas, com um vasto trabalho sobre a temática da 1ª Grande Guerra, e que será desafiado a criar uma ilustração sobre a “Trégua de Natal”. A apresentação desta ilustração será feita na abertura da exposição de trabalhos do artista, que terá lugar no dia 1 de dezembro, às 16 horas, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, aquando do lançamento do segundo volume da obra “Os Lousanenses e a 1ª Grande Guerra”.