COVID-19 – Redução das faturas da água, saneamento e resíduos
Redução das faturas da água, saneamento e resíduos durante os meses de março, abril e maio
publicado a 27 de março de 2020

A Autarquia da Lousã tem atuado em coordenação com as demais entidades locais, regionais e nacionais, procurando aplicar as medidas mais adequadas nestes tempos incertos causados pela pandemia COVID 19.

Assim - e no âmbito da APIN, empresa que gere o serviço de fornecimento de água, saneamento e recolha de resíduos – foi decidido aplicar uma redução no valor global das faturas relativas aos meses de março, abril e maio.

Em relação aos utilizadores domésticos, será aplicado o tarifário social a todos os consumidores, o que na prática corresponde à redução no valor da fatura superior a 60% para consumos mensais até 10 m3 e superiores a 50% para consumos entre 10 e 15m3.

Este tarifário consiste na isenção das tarifas fixas, na aplicação ao consumo total do utilizador da tarifa variável, do primeiro escalão, até ao limite de 15 m3, e na redução do preço unitário da tarifa variável dos resíduos urbanos:

Rascunho automático 2043

Nota: Estes valores podem ter ligeiros acertos.

Já em relação ao comércio e empresas (consumidores não domésticos), também se verificará uma redução substancial, correspondendo esta redução a um desconto de 80% do valor global da fatura.

Em ambos os casos, a diferença entre o valor faturado pela APIN e o valor pago pelos consumidores após o desconto, será suportado pelo Orçamento Municipal, significando um investimento adicional da Autarquia superior a 250 000€, sendo esta uma forma de apoio às famílias, empresas e instituições do Concelho.

Recorde-se que a APIN, já tinha, no passado dia 13 de março, efetuado uma redução no seu tarifário que abrange as diferentes tipologias de consumidores.

Para Luís Antunes, Presidente de Autarquia, esta medida “integra-se no conjunto de iniciativas e medidas que a Autarquia tem vindo a aplicar, procurando sempre ajustar a sua ação ao melhor interesse dos Lousanenses e do Concelho. Esta será uma postura que manteremos, gerindo os meios e recursos que temos criteriosamente, sem precipitações, procurando agir sempre no tempo certo e na proporção mais adequada.”