Debate juvenil sobre violência doméstica e no namoro
Iniciativa teve lugar ontem na Status – Escola Profissional da Lousã
publicado a 3 de dezembro de 2019

Decorreu ontem na STATUS - Escola Profissional da Lousã a "Pro-X - Conversas com conteúdo", com o tema da Violência, onde estiveram presentes palestrantes como José Manuel Pureza, Vice-Presidente da Assembleia da República, e João Maria André da Universidade de Coimbra. Entre os parceiros locais, estiveram também presentes os Conselheiros Municipais para a Igualdade Sérgio Correia e Marta Correia.

Segundo informação da Escola a ação pretendeu "desconstruir preconceitos e ideais que legitimam a violência nas relações próximas e de intimidade, assim como consciencializar a comunidade juvenil para os diversos comportamentos envolvidos, dando-lhes ferramentas para a sua recusa".

Entre os temas debatidos estiveram os modos de atuação no caso de ser testemunha de violência física, psicológica ou outra, bem como a imperiosa necessidade de cada um estar vigilante face ao que se passa à sua volta. A linha 800 202 148 está ao dispor em caso de dúvidas.

Foram lançados desafios aos jovens no sentido de contribuírem com ações concretas que cumpram o Plano Municipal de Juventude e os compromissos dos jovens nas áreas da Saúde e dos Direitos Humanos, Igualdade de Oportunidades e Não-Discriminação.

#PortugalContraAViolência