Dia Internacional do Museus e Noite Europeia dos Museus
De 17 a 21 de maio.
publicado a 14 de maio de 2021

A Autarquia irá assinalar o Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus, com várias atividades a decorrer entre os dias 17 e 21 de maio, nos espaços museológicos do Concelho.

O ICOM - Conselho Internacional de Museus, definiu como tema para 2021 “O Futuro dos Museus. Recuperar e Reimaginar”.

O tema pretende criar, imaginar e partilhar novas práticas de criação artística, procurando tornar os espaços museológicos mais próximos da comunidade e mais ativos, aprofundando a sua ligação com os públicos.

Neste sentido, o programa contempla diferentes momentos para diferentes públicos, a decorrerem no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos e Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, com destaque para o dia 18 de maio, com horário prolongado até às 22h.

De 17 a 21 de maio| MELH e MAVL
Hortas no Museu – Cultivar em Família

Na semana dos museus, a CML lança a 1.ª edição das Hortas no Museu – Cultivar em Família. No jardim ou no terraço, venha com a família cultivar uma pequena horta e colher cultura. Uma oportunidade para aprender em família.

Lotação: 4 famílias
Inscrição prévia até 21 de maio em: museus.lousa@cm-lousa.pt

De 18 a 21 de maio - MAVL - 10h30
Contos na Eira

Na eira do museu municipal, partilharemos pequenas histórias, envolvidos e inspirados pelo tema da exposição temporária sobre Direitos Humanos, com os trabalhos das turmas 5ºD, 6ºC e 6ºE da Escola Básica nº2 da Lousã

Público-alvo: Escolas do Jardim-de-infância da Lousã
Inscrição prévia até 17 de maio
Local: Jardim Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos

Dia 18 de maio
Visitas guiadas ao Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques e Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos até às 22h00

Lotação: Max. 5 MAVL | Máx.9 MELH
Mediante marcação prévia – museus.lousa@cm-lousa.pt

18 maio - 14h00 - MELH
Atelier de Bonecas de Trapos

Com Filomena Gomes
Lotação: Máx. 5 pessoas
Mediante marcação prévia até 17 de maio museus.lousa@cm-lousa.pt

Dia 18 de maio - 20H00
Noite Europeia dos Museus

A História dos objetos - ferreiro forjador com… Prof. Bandeira
Lançamento nas redes sociais do vídeo da visita guiada com o Prof. Bandeira
Local: Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques

Visita à exposição sobre Direitos Humanos seguida de uma reflexão sobre o tema
Integrada no âmbito da exposição temporária sobre os Direitos Humanos, realizada pelos alunos da EB2 do AEL.
Local: Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos

19 maio - 15h00 - MELH
Projeto MUSA – O Museu vai à Escola
O Património Azulejar da Lousã – conhecer para preservar
Local: E.B. nº2 da Lousã

21 maio
Publicação do vídeo da visita virtual aos museus municipais da Lousã, Biblioteca e Aldeias do Xisto, realizada no âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 202.