Equipa Multidisciplinar identifica e desenvolve competências linguísticas
Diversas iniciativas em curso no âmbito da atividade desta equipa
publicado a 8 de abril de 2019

No âmbito do “Plano Intermunicipal de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo”, as crianças do último ano do pré-escolar do concelho da Lousã estão a ser intervencionadas por uma Equipa Multidisciplinar da Câmara Municipal. Pretende-se sinalizar e intervir, precocemente, junto de crianças em risco de poderem manifestar problemas de aprendizagem da leitura e da escrita, bem como prevenir situações de indisciplina, com vista à melhoria de comportamentos e à prevenção da sua reincidência.

Para tal, a equipa constituída por 9 elementos (técnica de Educação, Psicólogos, Assistentes Sociais, Psicomotricista e Educadora de Infância) aplicou um “Teste de Identificação de Competências Linguísticas” às crianças, tendo concluído todas as avaliações nos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas, e iniciará em breve nas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.

Em abril, as crianças terão sessões de leitura de forma a promover a literacia emergente, com a leitura do livro “A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça” de Werner Holzwarth.

A Equipa Multidisciplinar é cofinanciada pelo CENTRO 2020, Quadro Portugal 2020 e tem o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra através do projeto Realiza-te.