Lousã a Mexer – Marcha e Corrida
Este programa visa a promoção da prática da marcha e corrida, com uma forte preocupação de promover hábitos saudáveis de vida, com o adequado enquadramento técnico.

O programa Lousã a Mexer - Marcha e Corrida é promovido pela Câmara Municipal da Lousã em parceria com o Montanha Clube (secção de Trail e Caminheiros), Grupo de Caminheiros Terras D'Arunce, Unidade de Cuidados na Comunidade, Unidade de Saude Familiar Serra da Lousã e Unidade de Saude Familiar Trevim Sol.

Pretende, igualmente, desenvolver um trabalho dirigido para a saúde e bem-estar, tendo como população alvo a população do Concelho da Lousã.
Associado à marcha e à corrida o programa irá desenvolver/realizar um conjunto de atividades paralelas destinadas à melhoria da condição fisica dos participantes bem como ao aumento da socialização entre os diversos intervenientes.

Principais objetivos do programa:

• Promover e incentivar a prática regular de atividade física da população em geral;
  • Combater o sedentarismo;
  • Aumentar a oferta no que à de prática de atividade física diz respeito
  • Criar momentos de socialização associados ao desporto;
  • Aumentar a qualidade de vida dos participantes através da prática desportiva;

Benefícios físicos associados à participação no programa:

• Redução do risco de doença coronária e ataque cardíaco;
  • Redução da pressão sanguínea (tensão arterial);
  • Redução do colesterol;
  • Redução da gordura corporal e ajuda no controlo do peso;
  • Diminuição do risco de cancro do cólon;
  • Redução do risco de diabetes tipo II (não insulino-dependente);
  • Melhoria da condição dos ossos e articulações, ajudando a combater a osteoporose e a osteoartrite;
  • Aumento da força, flexibilidade e a coordenação, reduzindo o risco de quedas;
  • Melhoria do bem-estar e a qualidade de vida;

Inscrições:
Os interessados poderão participar no Programa mediante inscrição no mesmo. A inscrição poderá ser realizada na Piscina Municipal da Lousã, no Setor de Desporto e Tempos Livres e/ou Online.
A inscrição contempla a oferta de um Kit – Marcha e Corrida, bem como o seguro acidentes pessoais dos participantes.

Documentos para inscrição:
Ficha de Inscrição - Online
Ficha de Inscrição – Papel

Horário e dias de Funcionamento:
O Programa Lousã a Mexer – Marcha e Corrida terá, numa primeira fase, lugar às quartas-feiras das 20h às 21h30;
Numa segunda fase serão realizadas outras atividades específicas destinadas a complementar a marcha e corrida que passarão por momentos de treino específico quer ao ar livre quer em piscina.

Contactos:
Para qualquer dúvida e ou esclarecimentos, pode ser contactado o Setor de Desporto e Tempos Livres do Município da Lousã 239 993 372.

Percursos:
O programa Lousã a Mexer – Marcha e Corrida contempla 3 percursos com três distâncias e dificuldades diferentes (curto, média e longo).