Informação à População – Danos causados pelas condições meteorológicas dos últimos dias
Ponto de situação atual
publicado a 21 de dezembro de 2019
1 – Continuamos com problemas no abastecimento de água a uma parte significativa do Concelho. Neste momento estão diversas equipas da Autarquia e de prestadores de serviços a trabalhar no sentido de procurar repor a normalidade com a maior brevidade possível. Temos em curso uma “musculada” ação de transporte de água com recurso a veículos dos bombeiros de grande capacidade (de várias Corporações de Bombeiros do Distrito), contudo, atendendo aos estragos verificados, esta ação não tem sido suficiente para resolver todas as necessidades.

2 - Para além da rede de abastecimento de água, verificam-se danos em vias, espaços públicos e privados um pouco por todo o Concelho, com especial incidência na Freguesia de Foz de Arouce e Casal de Ermio e, especialmente, na Freguesia de Serpins onde a Praia Fluvial da Sra. da Graça e todas as estruturas ali existentes sofreram danos muito relevantes. Também as Piscinas Naturais da Nossa Senhora da Piedade, na Freguesia da Lousã e Vilarinho, registam danos expressivos.

3 – Os caudais do Rio Ceira e Ribeira de São João têm oscilado, causando dificuldades acrescidas aos trabalhos necessários, como a remoção de material lenhoso arrastado pelas águas.

4 – Estão a ser efetuados trabalhos de desobstrução de vias, corte de árvores e remoção de terras em diversos locais do Concelho, prevendo-se que estes trabalhos se prolongem por mais alguns dias.

5 – Continuamos com o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil ativo, sendo que também o Plano Distrital de Emergência foi ativado esta manhã pelas entidades competentes.

Aproveitamos para agradecer a todas as pessoas e entidades que estão a colaborar nesta ação, nomeadamente o Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra e os diversos Corpos de Bombeiros ativados para as diversas missões e para o transporte de água.

Agradecemos também a compreensão e colaboração de todos os munícipes.

Gratos pela atenção.