Lousã assinala implantação da República com homenagem a poeta popular
Durante a sessão solene foi apresentada a obra “O Poeta Lousanense António Victor”
publicado a 5 de outubro de 2018

O município da Lousã assinalou o 5 de Outubro com a realização da sessão solene – que foi sempre realizada, mesmo quando esta data não era feriado – este ano marcada pelo tributo prestado ao poeta Lousanense, já falecido, António Victor.

Reconhecendo a sua importância na história do Concelho, a Câmara Municipal editou a obra “O Poeta Lousanense António Victor”, que foi organizado pelo filho do poeta, José Ricardo Almeida.

Este livro é uma compilação de todos os seus poemas e canções, destacando-se a “Canção da Lousã” e “Santo Antoninho da Neve”, que estarão para sempre ligados à memória coletiva do Concelho.

De referir que António Victor foi um poeta popular, que sempre se interessou e colaborou com e para a comunidade. Durante a sessão, foram, também, interpretados poemas do autor pelo músico lousanense Ramiro Simões.

A sessão contou com intervenções do Presidente da Câmara, Luís Antunes, e do Presidente da Assembleia, Carlos Seco.

Luís Antunes, reforçando os ideais republicanos, destacou “o investimento robusto e transversal feito nas pessoas no Concelho” que “evidência esta nossa missão e concretiza – na prática – uma das referências basilares do Republicanismo: uma ação humanista.”

O Autarca enumerou, ainda, diversas concretizações e objetivos atingidos durante o primeiro ano de mandato e traçou outras metas para que o que resta do corrente ano e para 2019, como a requalificação e acessibilização da Piscina Natural da Nossa Senhora da Piedade e outras iniciativas, nomeadamente na área da regeneração urbana, como a “modernização do Cine Teatro, a beneficiação do Mercado Municipal, intervenções em diversas ruas, a transformação da Escola do Mercado em Loja do Cidadão e a implementação da 2.ª fase da modernização da Piscina Municipal.”

Já o Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Seco, destacou “a importância da República e dos seus valores, referindo ainda alguns desafios para o futuro, como a descentralização administrativa”.

As comemorações da Implantação da República prolongam-se até amanhã, com o projeto “Talasnarte”, que terá lugar na Aldeia do Xisto do Talasnal, a partir das 16h, e que contará com a atuação de Vânia Couto com o projeto Branda e com declamações pelo Teatro de Poiares.