Lousã assinala os 108 da implantação da República
5 de Outubro comemorado na Lousã
publicado a 2 de outubro de 2018

O município da Lousã irá assinalar o dia 5 de outubro com diversas atividades.

As comemorações têm início às 15h, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, com a Sessão Solene.

Durante a cerimónia terá lugar a apresentação da obra “O Poeta Lousanense António Victor”, de José Ricardo Almeida.

Este livro, editado pela Câmara Municipal e organizado pelo filho do poeta, é uma compilação de todos os seus poemas e canções, destacando-se a “Canção da Lousã” e “Santo Antoninho da Neve”, que estarão para sempre ligados à memória coletiva do Concelho.

De referir que António Victor foi um poeta popular, que sempre se interessou e colaborou com e para a comunidade. Serão ainda interpretados poemas do autor pelo músico lousanense Ramiro Simões.

As comemorações prolongam-se até ao dia 6, com o projeto “Talasnarte”, que terá lugar na Aldeia do Xisto do Talasnal, a partir das 16h, e que contará com a atuação de Vânia Couto com o projeto Branda e com declamações pelo Teatro de Poiares.