Lousã recebe encontro da Rede Europeia Urbact Playful Paradigm
Lousã, Udine (Itália), Igualada (Espanha), Jelgava (Letónia) e Grosuplje (Eslovénia) são os participantes
publicado a 27 de setembro de 2022

O Município da Lousã vai receber, entre os dias 28 e 30 de setembro, os municípios de Udine (Itália), Igualada (Espanha), Jelgava (Letónia) e Grosuplje (Eslovénia), que consigo fazem parte da Rede Europeia Urbact “Playful Paradigm II”.

A rede Urbact visa promover o desenvolvimento urbano e sustentável nas cidades da Europa, refletindo e propondo soluções integradas para os novos desafios urbanos comuns, criando redes e aprendendo com as experiências do outro, desenhando lições e identificando boas práticas para melhorar as políticas urbanas.

Das várias redes Urbact, a Lousã integra a dedicada ao “Playful” que tem como objectivo replicar o “paradigma lúdico” baseado na gamificação como um conceito inovador.

Das várias atividades que compõem o programa, fazem parte sessões de trabalho e visitas de estudo a projetos lousanenses que promovem a inclusão social, a mediação intergeracional e cultural, estilos de vida saudáveis, consciência energética e prosperidade económica.

Este paradigma ajuda a repensar o bem estar da comunidade e é replicável a adaptável a outros contextos urbanos, uma vez que o “brincar” é um principio universal, praticado naturalmente por todo o ser humano.