Lousã recebe galardões de “Município Amigo do Desporto” e de “Autarquia Solidária”
Cerimónia decorreu na Mealhada
publicado a 28 de novembro de 2022

O Município da Lousã foi distinguido, pelo sexto ano consecutivo, como “Município Amigo do Desporto”, e pelo segundo ano consecutivo, como “Autarquia solidária, numa cerimónia que decorreu, no dia 25 de novembro de 2022, no cineteatro Messias, na Mealhada.

O Galardão “Município Amigo do Desporto”, atribuído pela plataforma “Cidade Social”, resulta de um programa dirigido às autarquias que pretende valorizar a intervenção dos municípios portugueses, nomeadamente os vários programas desenvolvidos, o apoio ao associativismo, os eventos e as atividades destinadas à população.

Já o galardão “Autarquia Solidária” pretende reconhecer a intervenção das autarquias no domínio da ação social, nomeadamente os programas comunitários que contribuam para o desenvolvimento de sociedades mais solidárias e equitativas. A visão que subjaz ao programa incide no apoio e no reconhecimento conferido a autarquias que trabalham em prol da comunidade e do seu desenvolvimento sustentável e solidário.

Os referidos programas procuram ainda constituir uma rede de municípios portugueses, com o objetivo de partilha de boas práticas de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios no desporto e na área social, realizando-se, ao longo do ano, grupos de partilha e de contacto entre as diferentes autarquias, ações de formação para capacitação dos técnicos, bem como distinções temáticas.

O Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, entende que estas distinções “são uma forma de reconhecimento público dos investimentos e das medidas de apoio às pessoas, nomeadamente através do desporto e da área social.”