Município da Lousã assinala “7 Dias pela Igualdade”.
Iniciativas decorrem entre 16 de novembro e 5 de dezembro.
publicado a 10 de novembro de 2020

A Câmara Municipal da Lousã, com a colaboração de diversos parceiros, irá promover um conjunto de iniciativas, intitulada “7 Dias pela Igualdade”.

Assim, em novembro e dezembro, serão assinalados os três anos da proclamação e assinatura dos Direitos Sociais fundamentais na União Europeia e seis dias Internacionais: Dia da Tolerância, Dia da Memória Transgénero, Dia da Eliminação da Violência Contra as Mulheres, Dia das Cidades Educadoras, Dia da Pessoa com Deficiência e Dia do Voluntariado.

A ação da Lousã está alinhada com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação “Portugal + Igual”, pretendendo a promoção da igualdade entre mulheres e homens, prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica, e o combate à discriminação em razão do sexo, da orientação sexual, da identidade e expressão de género, e das características sexuais.

Programa:

» 16 novembro – Dia Internacional da Tolerância
Numa edificação junto à Zona de Lazer da Quinta de São Pedro, os artistas Frederico Draw e Rodrigo Contra irão pintar o rosto de Malala Yousafzai com as Escolas da Lousã.

» 17 novembro - Dia do Pilar Europeu dos Direitos Sociais
Está patente na Biblioteca Municipal uma exposição sobre o documento relativo aos direitos fundamentais da EU

» 20 novembro – Dia Internacional da Memória Trans
Porque é essencial o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais, decorrerão ações de sensibilização nas escolas, comércio local e através das Redes Sociais.

» 25 novembro – Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres
Está patente no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos e até ao final de novembro, uma exposição sobre o Tráfico de Seres Humanos, intitulada “Mercadoria Humana 4” que convidamos a visitar. No dia 25 irá ser assinado um protocolo com a “Saúde em Português”, no sentido de prevenir e combater esta realidade.

» 30 novembro – Dia Internacional das Cidades Educadoras
A partir de 23 de novembro, no átrio da Biblioteca Municipal, estará patente uma exposição sobre as Cidades Educadoras, numa altura em que se celebram 30 anos da sua existência e que a Carta de Princípios das Cidades Educadoras foi revista.

» 03 dezembro – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Sendo a Lousã um território inclusivo, estão previstas ações em parceria com entidades locais, a anunciar.

» 05 dezembro – Dia Internacional do Voluntariado
Pretendendo-se valorizar o trabalho voluntário, será feita uma campanha de voluntariado a lançar nesta data.