Município da Lousã candidato ao galardão ECOXXI 2017
Câmara Municipal apoiou também a candidatura dos estabelecimentos de ensino do Concelho.
publicado a 26 de setembro de 2017

O Município da Lousã é um dos candidatos ao Galardão ECOXXI 2017, instituído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que visa reconhecer o trabalho realizado pela autarquia em prol do desenvolvimento sustentável em 2016.
A cerimónia de entrega dos galardões está agendada para o próximo dia 28 de setembro, no Centro de Congressos do Estoril.
De referir que, na edição promovida em 2016, a Câmara Municipal integrou a lista dos municípios mais sustentáveis do país, em 5º lugar, em conjunto com as autarquias de Loulé, Cascais, Guimarães e Águeda, tendo obtido uma avaliação igual ou superior a 80% dos critérios analisados.
A expetativa da Autarquia é que a avaliação melhore nesta edição, sendo assim conquistada a Bandeira Verde pelo 5.º ano consecutivo, sendo relevante que a Lousã tem, ano após ano, subido de patamar, tendo atingido o patamar máximo no ano passado.
O Galardão ECOXXI 2017, no qual participaram 53 municípios de todas as regiões do país, será entregue esta quinta-feira, dia 28 de setembro, associando-se este ano ao 10º aniversário do Greenfest. A avaliação das ações, práticas e políticas realizadas em diversos domínios da sustentabilidade, baseia-se num sistema de 21 indicadores desagregados em 65 subindicadores, e é realizada por um conjunto de pessoas e entidades que integram a Comissão Nacional ECOXXI e que se agregam em júris especializados.
As áreas temáticas cobertas pelos diversos indicadores contemplam os domínios ambiental, social e económico, e vão desde a educação ambiental, ao turismo sustentável, passando pela qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território e ainda a participação pública, emprego e informação ao munícipe, entre outros.

Escolas da Lousã reconhecidas pelo programa Eco-Escolas
Entrega dos galardões decorre amanhã em Mafra
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Em 2017 o Dia das Bandeiras Verdes, será comemorado no Parque Desportivo Municipal de Mafra, amanhã, 27 de Setembro, e será reconhecido o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere.
O programa é vasto e inicia às 9 horas com a Eco-Mostra onde estarão presentes dezenas de parceiros proporcionando diversas atividades aos cerca de 4000 participantes que se aguardam, em representação de quase 700 escolas de todo o país. De destacar a presença do projeto municipal de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, a Oficina de Segurança, convidada para o evento pelo quarto ano consecutivo e que se fará representar com as suas mascotes e levará algumas das suas atividades pedagógicas para os mais novos.
Ainda na sessão da manhã, são entregues os prémios dos desafios 2016/17, onde a Escola Básica N.º1 da Lousã será premiada pelo seu Photo Wall, que mereceu destaque no Desafio UHU. Também nesta sessão o Município da Lousã será reconhecido pela ABAE como Município Parceiro e o Agrupamento de Escolas da Lousã será, pela primeira vez, reconhecido como Eco-Agrupamento 2016/2017, por ter atingido a meta de 100% no Programa Eco-Escolas.
Na Gala da Tarde haverá espectáculos dedicados aos jovens e o dia terminará com a entrega da Bandeira Verde Eco-Escolas a cada uma das escolas presentes. De destacar que este ano todas as escolas do concelho foram reconhecidas pelo Eco-Escolas e receberão a bandeira que hastearão depois na sua escola.