publicado a 25 de fevereiro de 2022
O Município da Lousã expressa a sua profunda condenação à invasão da Ucrânia pela Federação Russa, uma ação militar de uma gravidade inqualificável, que constituiu uma deliberada violação do direito internacional.
Em pleno Séc XXI, os valores da paz, da cooperação internacional, da solidariedade entre povos e do desenvolvimento conjunto deveriam ser prioritários para todos e não podem ser sacrificados, com graves prejuízos, especialmente para as populações mais afetadas.
Em nome dos Lousanenses, a Câmara Municipal expressa a sua total solidariedade para com a Ucrânia, o povo Ucraniano e todos os afetados, disponibilizando-se para – dentro dos limites da sua atuação – apoiar aqueles que necessitem, independentemente da sua nacionalidade.
Através dos serviços da Autarquia – nomeadamente o Gabinete de Apoio ao Imigrante e a Unidade de Intervenção Social e Saúde – procuraremos dar as respostas possíveis e mais adequadas ao apoio que seja solicitado.
A Câmara Municipal da Lousã reforça o seu apelo à paz, ao diálogo e a uma solução diplomática para este conflito.