Nota de pesar pelo falecimento de Carlos Baptista.
Carlos Manuel Pereira Baptista era cidadão de mérito do Concelho.
publicado a 11 de janeiro de 2020

A Câmara Municipal da Lousã manifesta pesar pelo falecimento de Carlos Manuel Pereira Baptista, cidadão de mérito do Concelho.

Nascido em 1935 em Unhais-o-Velho, concelho da Pampilhosa da Serra, licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1962.

Entre 1963 e 1968, foi delegado do Procurador da República em Alcácer do Sal, Ponte de Sor e Peso da Régua. Entre 1968 e 1970 desempenhou as mesmas funções na Lousã.
Em 1970, estando colocado como delegado no Tribunal de Menores e Tribunal Judicial de Coimbra, presta provas de concurso para juiz e é colocado em Serpa, onde exerce até 1972 altura em que é colocado em Figueiró dos Vinhos, onde fica até 1975.

Entre 1975 e 1976 foi juiz de direito na Lousã, data em que abandona a magistratura. Já em 1976 passa a conservador na Conservatória dos Registos Civil e Predial da Lousã, data em que começa a praticar advocacia, tendo-se reformado em 15 de Junho de 1999.

Foi deputado à Assembleia da República, pelo PSD, pelo círculo eleitoral de Coimbra (V.ª legislatura – 19 julho 1987 a 5 de Outubro de 1991).

Foi presidente da concelhia do PSD da Lousã na década de 80, bem como presidente da Assembleia Geral do Rugby Club da Lousã.

A 18 de Maio de 2013 recebeu a medalha de mérito do Concelho.

A Lousã não sendo a terra que o viu nascer foi, sem dúvida, a sua terra de eleição.