Orçamento Participativo: 26 propostas passam para análise técnica
Terminaram na quinta feira as Sessões de Participação que registaram mais de 200 participantes
publicado a 2 de abril de 2019

Na passada quinta feira, dia 28 de março, terminaram as Sessões de Participação do Orçamento Participativo da Lousã que foram realizadas em 8 locais distintos e que contaram com 206 participantes.

Ao longo destas sessões, foram aprovadas 26 propostas que, após esta fase, passam para análise técnica da equipa multidisciplinar da Autarquia que conduz este processo.

De referir que nesta 5.ª edição do Orçamento Participativo, foram promovidas mais duas Sessões de Participação do que habitual, tendo sido, pela primeira vez, envolvidas as Escolas Secundária e Profissional da Lousã neste processo, sendo realizadas sessões dedicadas especificamente a alunos destes estabelecimentos de ensino.

Esta opção teve como objetivo envolver, de forma mais efetiva, os jovens neste processo, tendo sido registada uma forte participação e propostas bastante consistentes e devidamente fundamentadas.

As 26 propostas apresentadas e aprovadas nas Sessões de Participação abrangem diversas áreas como, por exemplo, a beneficiação de estruturas e equipamentos, o aproveitamento – de várias formas – do Rio Ceira e da Serra da Lousã, as questões ambientais, as novas tecnologias, a música e artes e outras formas de expressão, a mobilidade sustentável, entre outras.

Para Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal da Lousã, importa destacar “a qualidade e diversidade das propostas apresentadas e o facto de se ter conseguido envolver um número maior de proponentes, onde se destacam os jovens”.

Luís Antunes reforçou ainda “a importância desta iniciativa enquanto mecanismo de participação e envolvimento das pessoas nas decisões estruturantes do Concelho”.

As propostas aprovadas nas Sessões de Participação e que sejam devidamente validadas na Análise Técnica, serão colocadas a votação, sendo que o período definido para que o mesmo aconteça é de 20 de junho a 20 de julho em diversos pontos móveis e na Biblioteca e Piscina Municipal.