Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa preside a sessão do Orçamento Participativo de Portugal na Lousã
Encontro participativo terá lugar amanhã, dia 5 de abril, pelas 17h30 na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro
publicado a 4 de abril de 2018

A Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, vai participar amanhã, dia 5 de abril, pelas 17h30, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro na Lousã, num encontro participativo para divulgação e recolha de propostas para o Orçamento Participativo Portugal (OPP), iniciativa do Governo que permitirá aos cidadãos determinar o destino de 5 milhões de euros do Orçamento de Estado.

A população do concelho e da região é convidada a apresentar e defender as suas ideias para a sua região ou para o país. No encontro participativo, os cidadãos podem apresentar a sua ideia, enquanto a equipa do OPP explicará todo o processo - o que pode ou não concorrer e porquê - e ajudar os interessados a formalizarem as suas propostas.

Relativamente à 1ª edição (2017 - que também passou pela Lousã) as áreas possíveis para os projetos a apresentar foram alargadas. Das quatro iniciais (cultura, agricultura, ciência e formação de adultos) este ano passam a ser abrangidas todas as pastas ministeriáveis.

O OPP é aberto a todos os cidadãos portugueses com idade igual ou superior a 18 anos que podem apresentar propostas de índole regional, intermunicipal ou nacional a serem financiadas pelo governo e, mais tarde, a votar no projeto que gostariam de ver concretizado.

Até 24 de Abril podem apresentar propostas no portal do OPP ou nos encontros participativos, em diferentes locais do país.
A votação tem inicio no dia 11 de Junho e, até dia 30 de setembro, os cidadãos podem escolher, através do voto, como vão ser investidos os 5 milhões de euros do OPP.