Secretário de Estado da Proteção Civil de Timor Leste visitou a Lousã
Alexandrino Xavier Araújo visitou o Polo da Lousã da Escola Nacional de Bombeiros e assistiu à formação em curso do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) da GNR
publicado a 3 de maio de 2019

No passado dia 1 de maio, o Secretário de Estado da Proteção Civil de Timor Leste, Alexandrino Xavier Araújo, visitou o Aeródromo Municipal da Lousã, tendo sido acompanhado no decorrer desta visita, pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes e pelo Vereador da Proteção Civil, Ricardo Fernandes.

Esta visita permitiu dar a conhecer algumas das valências ali instaladas, nomeadamente o Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais (CFEIF) da Escola Nacional de Bombeiros, onde foram apresentadas pela Coordenadora Verónica Catarino as instalações e as formações que decorrem nesta instalação.

O Governante Timorense assistiu ainda a parte da formação que se encontra em curso destinada aos operacionais do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) da GNR que envolve meios terrestres e aéreos.

O Polo Formativo instalado na Chã do Freixo, onde se inclui também o Centro de Operações e Técnicas Florestais do ICNF, a Agência para a Gestão Integrada dos Fogos Rurais (AGIF) e o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra, assume-se, cada vez mais, como uma referência na formação de agentes da proteção civil.

De referir que o Secretário de Estado da Proteção Civil de Timor Leste se encontra em Portugal com a missão de contatar com boas práticas promovidas nesta área e, desta forma, poder replicar algumas destas ações no seu País.