Semana da Igualdade na Diversidade na Lousã
DE 28 DE NOVEMBRO A 7 DE DEZEMBRO DECORRERÁ NA LOUSÃ UMA SEMANA DEDICADA À IGUALDADE EM DIVERSAS VERTENTES. A INICIATIVA ENVOLVERÁ AÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, A IGUALDADE DE GÉNERO, A MULTICULTURALIDADE, OS DIREITOS HUMANOS, A CIDADANIA E A COESÃO TERRITORIAL.
publicado a 27 de novembro de 2018

De 28 de novembro a 7 de dezembro decorrerá na Lousã uma semana dedicada à igualdade em diversas vertentes. A iniciativa envolverá ações sobre a inclusão de pessoas com deficiência, a igualdade de género, a multiculturalidade, os Direitos Humanos, a cidadania e a coesão territorial.

Até sexta-feira, serão realizadas ações com crianças e com jovens no âmbito escolar e em período pós-letivo e, para toda a família, iniciar-se-á um Ciclo de Concertos do Advento sob o mote "Trégua de Natal", já no dia 30 às 21h30, na Igreja Paroquial de Serpins, com a Associação Filarmónica Serpinense.

Durante o fim de semana, o Cineteatro receberá uma peça da Oficina de Comunicação, Cinema e Artes de Palco do Agrupamento de Escolas da Lousã (sábado às 15h) e a apresentação da causa "Isa-cada sorriso, uma conquista" e respetivo lançamento do livro "Uma mãe de FIRES" de Carla Dias (domingo às 17h). Ainda no sábado, e às 16:00, a Biblioteca Municipal será o palco do lançamento do livro "Os Lousanenses e a I Grande Guerra - vol 2. Ultramar", onde estará patente uma exposição de ilustrações de Delfim Ruas.

No dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Câmara Municipal oferecerá às escolas materiais EKUI para a alfabetização e reabilitação inclusiva, e a Escola Profissional da Lousã e o Centro de Atividades Ocupacionais da ARCIL realizarão workshops de sensibilização para a temática da inclusão na área da música, movimento, expressão e acessibilidade. Durante a próxima semana, os ATL da ARCIL e o Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Serpins realizarão também iniciativas de compromisso das crianças quanto à inclusão, através de um recurso pedagógico da Rede de Cidades Educadoras.

Ainda neste âmbito, na quarta-feira pelas 14:30 a Lousã receberá um interessante Workshop sobre comunicação acessível ministrado pela Professora Doutora Célia Sousa e, às 16:00, a lousanense Carolina Cruz lançará o livro "O coração vive de sorrisos", com apresentação pela escritora Ana Simão - inscrições através da ligação https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScFnTWXgnibONViejcmra16pkFZg1Ak1f9s_aKaSDSlkEkSLw/viewform?vc=0&c=0&w=1

O culminar desta semana decorre no dia 6 de dezembro, com o II Encontro Distrital de Boas Práticas de Igualdade, Cidadania e Não-Discriminação, a decorrer no Hotel Palácio da Lousã, uma organização da Câmara Municipal e da CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género da Presidência do Conselho de Ministros, em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e outras entidades.
Consulte o programa do evento  e inscreva-se através da ligação https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScOt48bI4tvdFYTw3xD30Zeo1v49VIUPuhInuY5kYplbdOCcw/viewform?usp=sf_link

A iniciativa continuará no dia seguinte com um Concerto do Advento da Orquestra Ligeira das Gândaras na respetiva Igreja Matriz e com uma exposição da Associação Animar intitulada "Aqui morreu uma mulher" que estará patente na Biblioteca Municipal até ao final do ano.