Semana das Artes dedicada ao “Património Inclusivo e Diversificado”.
Iniciativas decorrem até 15 de outubro.
publicado a 8 de outubro de 2021

A Câmara Municipal da Lousã, no âmbito do projeto educativo MUSA e o Agrupamento de Escolas da Lousã, no âmbito do Plano Nacional das Artes, encontram-se a promover a Semana das Artes, dedicada ao “Património Inclusivo e Diversificado”, tema das Jornadas Europeias do Património 2021.

Assim, no Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, está a decorrer a iniciativa “Museu às Cegas”, que consiste em (re)descobrir as coleções do museu através dos sentidos – a visão, o tato, o olfato e a audição. Esta visita sensorial tem como propósito sensibilizar as crianças para a importância da diversidade e da inclusão de todos na sociedade, nomeadamente a partir do património. Os alunos são ainda convidados a assistir a curtas-metragens de animação sobre o tema da inclusão.

Já no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos decorrem visitas guiadas à exposição sobre cidadania e direitos humanos, “Missão sem Tiíulo”, um projeto que teve como enfoque o apelo à imaginação e criatividade dos alunos de algumas turmas do 6. ano, da EB n.º 1, durante os meses de confinamento.

Está, também, a ser promovido um exercício de desenho livre, de criatividade, a partir da audiodescrição dos trabalhos do artista Manuel Amado, da coleção de pintura da Galeria Novo Banco.

Ontem, Dia Nacional dos Castelos, os alunos do 1.º ciclo descobriram as memórias do castelo numa visita performativa.

As atividades prolongam-se até ao dia 15 de outubro.