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Aviso à população – Condições meteorológicas adversas
Precipitação, neve, vento e agitação marítima/Precipitation, snow, wind and maritime shaking
publicado a 4 de março de 2019

Precipitação, neve, vento e agitação marítima/Precipitation, snow, wind and maritime shaking

1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica:
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada prevê-se, para as próximas 48 horas, um agravamento das condições meteorológicas, salientando-se:
· Períodos de chuva por vezes forte (entre 10 e 20 mm numa hora) e persistente (entre 30 e 40 mm em seis horas) nas regiões do Norte e do Centro, passando a aguaceiros, que poderão ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, entre o início da tarde de amanhã e o final da manhã de quarta-feira.
· Vento forte do quadrante sul com rajadas até 80 km/h a norte do Cabo Mondego. Nas terras altas das regiões Norte e Centro vento com rajadas até 100 km/h, a partir do meio da tarde de amanhã até ao início da manhã de quarta-feira.
· Queda de neve acima de 1200/1400 metros de altitude, entre o final da tarde de quarta-feira e o final da manhã de quinta-feira, podendo descer à cota de 1000 metros na serra do Gerês.
· Agitação marítima na costa ocidental com ondas de sudoeste com 4,0 a 4,5 metros, passando entre o fim da tarde de amanhã e o início da tarde de quinta-feira, para noroeste com ondas de 4 a 5 metros de altura.
Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:
· Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo;
· Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
· Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
· Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
· Danos em estruturas montadas ou suspensas;
· Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;
· Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte;
· Possíveis acidentes na orla costeira;
· Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.
3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:
· Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
· Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias;
· Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
· Proceder à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve;
· Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
· Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
· Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais;
· Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
· Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
1. SITUATION
Meteorological situation:
Following the contact with the Portuguese Institute of the Sea and the Atmosphere (IPMA), carried out today at the National Civil Protection Authority (ANPC) National Relief Operations Command (CNOS) and according to the available meteorological information, for the next 48 hours, a worsening of the meteorological conditions is forecast, emphasizing:
Periods of heavy rainfall (between 10 and 20 mm in one hour) and persistent rainfall (between 30 and 40 mm in six hours) in the North and Centre regions, becoming showers, which may be strong, hail and accompanied by thunderstorm between the early afternoon of tomorrow 5thMarch and the end of Wednesday morning.
Strong winds from the south quadrant with gusts up to 80 km / h north of Cape Mondego. In the highlands of the North and Centre regions wind with gusts up to 100 km / h, from the middle of the afternoon of tomorrow until the beginning of the morning of Wednesday.
Snowfall above 1200/1400 meters altitude, between late afternoon of Wednesday 6th March and the end of the morning of Thursday, being able to descend to the quota of 1000 meters in the Gerês mountain range.
High seas on the west coast with south-westerly waves of 4.0 to 4.5 meters, passing between the late afternoon of tomorrow and the early afternoon of Thursday, to the northwest with waves 4 to 5 meters high.
Follow the weather forecasts on www.ipma.pt
. EXPECTED EFFECTS
In view of the situation described above, the following effects may occur:
· Slippery road surface and possible formation of water and ice patches;
· Possibility of rapid flooding in urban areas, due to the accumulation of rainwater or insufficient drainage systems;
· Possibility of flooding by transhipment of water lines in historically most vulnerable areas;
· Flooding of underground urban structures with drainage deficiencies;
· Damage to mounted or suspended structures;
· Drainage problems in urban systems, especially those occurring during periods of high tide, and may cause flooding in historically more vulnerable places;
· Possibility of falling branches or trees due to stronger wind;
· Possibility of coastal shoreline accidents;
· Landslips caused by instability of slopes associated with soil saturation, due to the loss of their consistency.
3. PREVENTIVE MEASURES
The ANPC reminds the populations that the possible impact of these effects can be minimized, especially through the adoption of appropriate behaviour. Therefore, and especially in the most vulnerable areas, it is recommended to observe and disseminate the main self-protection measures for these situations, namely:
· Ensure the clearing of rainwater drainage systems and removal of aggregates and other objects that may be dragged or obstruct the free flow of water;
· Adopt defensive driving, reducing speed and taking special care with the possible accumulation of snow and formation of water patches on roads;
· Do not cross flooded areas so as to prevent persons or vehicles becoming trapped in the pavement or open sewage boxes;
· Placing the snow chains on the vehicles, when driving in areas affected by snowfall;
· Ensure adequate fixation of loose structures, namely, scaffolding, placards and other suspended structures;
· Take special care in passing by and staying near wooded areas, being aware of the possibility of falling branches and trees, due to a stronger wind;
· Take special care in passing along the coastline and riverside areas historically more vulnerable to coastal gullies, avoiding if possible passing by or stating in these places;
· Do not engage in activities related to the sea, namely sport fishing, water sports and walks by the sea, avoiding the parking of vehicles very close to the seafront
Be alert to weather information and Civil Protection and Security Forces indications.
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