Alargamento da rede de saneamento em Serpins, Foz de Arouce e Casal de Ermio em curso.
Empreitada significa um investimento de 1,5 milhões de euros.
publicado a 7 de janeiro de 2021

Está em curso a empreitada de execução do sistema elevatório e emissários de Serpins/Rodas e Casal de Ermio, promovida pela empresa Águas do Centro Litoral (AdCL).

O investimento ronda os 1,5 milhões de euros e inclui a construção de uma nova rede de saneamento nas freguesias de Serpins e de Foz de Arouce e Casal de Ermio.

A empreitada tem um prazo de execução de um ano, dividindo-se em dois lotes/frentes.

No caso do Lote A (referente a Serpins), pretende-se drenar o efluente das localidades de Serpins, Tojal, Relvas, Outeiro, Cova do Barro e Moinhos, servindo mais de 600 habitantes. Neste lote o investimento será de cerca de 575 mil euros e inclui a construção de um emissário e sistema elevatório, com cerca de 2,5km de extensão até à ETAR de Serpins-Rodas. Esta ETAR, construída e inaugurada pela AdCL em 2008, já se encontra, atualmente, a receber e a tratar o efluente de uma parte da freguesia de Serpins.

Já o lote B, em Casal de Ermio, cujo investimento ronda os 800 mil euros, vai recolher os efluentes das populações de Casal de Ermio, Vale Sancho, Ceira dos Vales, Vale Escuro, Ponte e Videira para a ETAR de Semide-Poisão. A obra inclui a construção de aproximadamente 4,9km de rede nova, tais como emissários, duas estações elevatórias intermédias e condutas elevatórias.

De referir que esta empreitada está a ser desenvolvida pela empresa Marsilop, Sociedade de Empreitadas, S. A. Já a fiscalização dos trabalhos, cujo investimento é de 145 mil euros, está a cargo da empresa RIOBOCO, Serviços Gerais, Engenharia e Manutenção S. A.

Este investimento vem dar resposta às necessidades de resolução dos problemas de drenagem e tratamento das águas residuais existentes no Município da Lousã, nomeadamente nas localidades de Casal de Ermio e Serpins/Rodas, indo ao encontro do 6.º ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) que visa “garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.