Alunos do Agrupamento de Escolas da Lousã manifestam-se em Comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril – “Todos à Manif”
Marcha teve como objetivo relembrar os ideais de liberdade, democracia e participação cívica que marcaram a Revolução dos Cravos em Portugal e associou-se a inúmeras manifestações idênticas por todo o país
publicado a 26 de abril de 2024

No âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de abril da Lousã, e da programação do Plano Nacional das Artes, alunos do Agrupamento de Escolas da Lousã protagonizaram uma marcha/manifestação pelas ruas da Vila e com concentração em frente à Câmara Municipal. A iniciativa, organizada pelo AEL, em articulação com a autarquia, teve como objetivo relembrar os ideais de liberdade, democracia e participação cívica que marcaram a Revolução dos Cravos em Portugal e associou-se a inúmeras manifestações idênticas por todo o país.

Ao som da primeira senha de Abril, a música  E Depois do Adeus, emissão do Clube de Rádio Escolar, os alunos saíram das salas e foi depois, ao som da segunda senha, Grândola, que saíram das escolas,  exibindo cartazes com mensagens alusivas à importância da democracia e dos direitos conquistados com a Revolução de 1974. O momento simbólico atraiu a atenção da comunidade local, com os alunos entoando cânticos e palavras de ordem sobre os valores que o 25 de abril representa para as gerações mais jovens.

A chuva que se fez sentir não demoveu a marcha e os  alunos foram recebidos  pelo presidente da Câmara Municipal da Lousã, e restante executivo, com o descerramento de duas faixas alusivas a Abril, na fachada da câmara, e com uma largada de pombas, símbolo da paz, enquanto cantavam os temas Gaivota e Grândola.

Para o Presidente da Câmara, este foi mais um momento alto das comemorações de Abril, na Lousã, protagonizado pelos mais jovens, a quem é imprescindível passar testemunho dos valores de Abril.