Anunciado o vencedor do 1º Prémio Literário Carlos Carranca na Lousã
Júri do Prémio decidiu atribuir duas menções honrosas
publicado a 26 de fevereiro de 2023

No âmbito da 1.ª edição do Prémio Literário Carlos Carranca, em sessão pública realizada no dia 25 de fevereiro, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, o Júri, composto pelos escritores António Vilhena, José António Franco, José D’Encarnação e Maria de Fátima Toscano e pela professora Maria Fernanda Redondo tornou pública a sua decisão e o resultado deste concurso.

Face às obras presentes a concurso (25 de Portugal e 5 do Brasil), e à qualidade evidenciada, decidiu o Júri pela atribuição do Prémio e ainda de 2 Menções Honrosas.

Assim, o Vencedor da 1.ª edição deste prémio é a obra “A clandestina idade dos pequenos segredos”, pseudónimo Adélius, e nome Joaquim Fernando Rana Fitas.

Na fundamentação da sua decisão, o júri referiu, “É uma obra poética com tessitura imagética, formatada numa sequência de textos que lhe dão unidade. Aproximando-se de um género quase informal, percebe-se que a poesis tem ritmo e respiração textual. Estamos perante uma obra que nos envolve e interpela. O resultado é um livro de poesia que embala o leitor na sua estrutura metafórica onde “a luz de toda a água” se derramou nas “ruas das cidades”. A sequência quase diarista termina questionando a memória que resistiu. A CLANDESTINA IDADE DOS PEQUENOS SEGREDOS é um sopro fecundo, impõe o seu “secreto desígnio” num apuro raro de vivência no texto poético.”

Este prémio consta da edição em livro, pela Câmara Municipal da Lousã, da obra vencedora, 250 exemplares e ainda de um prémio pecuniário no valor de 1.500€

As Menções Honrosas foram atribuídas a “Dos ecos da Ágora”, pseudónimo Búzio, e nome Pedro Manuel Martins, e “Um lugar chamado setembro”, pseudónimo Nalemu Tei, e nome José Manuel Teixeira.

A família do homenageado Carlos Carranca, na ocasião, anunciou também que, a sua decisão de proporcionar ao vencedor do prémio uma estadia na casa do poeta, em residência artística, contemplaria igualmente as menções honrosas.

Recorde-se que este Prémio foi criado em memória do Poeta Carlos Carranca, com fortes ligações pessoais e familiares à Lousã, tendo a Câmara Municipal da Lousã decidido pela sua criação como forma de o homenagear.

A cerimónia de entrega do Prémio terá lugar no final de março, em data a anunciar.