Apresentada a candidatura “Lousã – Bairro Comercial Digital”.
A Câmara Municipal da Lousã, em parceria com a AESL -Associação Empresarial da Serra da Lousã, realizou hoje uma sessão de apresentação da candidatura “Lousã – Bairro Comercial Digital, que caso seja aprovada, irá permitir a reabilitação urbana e tecnológica de parte da zona urbana da Vila da Lousã. Do total de manifestações de interesse […]
publicado a 2 de março de 2023

A Câmara Municipal da Lousã, em parceria com a AESL -Associação Empresarial da Serra da Lousã, realizou hoje uma sessão de apresentação da candidatura “Lousã - Bairro Comercial Digital, que caso seja aprovada, irá permitir a reabilitação urbana e tecnológica de parte da zona urbana da Vila da Lousã.

Do total de manifestações de interesse submetidas em 2022, 167 foram consideradas elegíveis, sendo o projeto “Lousã - Bairro Comercial Digital” um dos apurados, estando agora a concorrer à 2.º fase de submissão de candidaturas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Este projeto contempla investimentos em elementos de conectividade e harmonização urbanística (mobiliário urbano e sinalética), oferta em plataformas eletrónicas, de digitalização da experiência de consumo, integração em soluções de logísticas coletivas (como plataformas de entregas), entre outros.

Pretende-se assim, contribuir diretamente para a digitalização e valorização do comércio, da restauração e serviços locais, através de uma forte vertente digital, apoiando a transformação dos modelos de negócio e a sua digitalização, enquanto se enriquece a experiência do consumidor e a qualidade de vida dos seus habitantes, criando modelos de sustentabilidade.

Os Bairros Comerciais Digitais (BCD) são definidos como espaços urbanos contíguos, delimitados geograficamente, com elevada densidade de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, incluindo HORECA, com uma estratégia comum de gestão suportada num ambiente tecnológico avançado.

Até ao dia 6 de março está aberta a participação pública, que pode ser realizada através do preenchimento do questionário disponível em: https://forms.gle/VBqyJnQJqZmK6Qd77