Apresentadas atividades promovidas no âmbito do Plano Nacional das Artes na Lousã.
“Arte e sintonia” e “Projeto Nox” apresentados no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos.
publicado a 18 de julho de 2021

No âmbito do Plano Nacional das Artes (PNA) do Agrupamento de Escolas da Lousã, que conta com o apoio e parceria da Câmara Municipal, decorreu, no passado dia 8 de julho, no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, a apresentação de dois projetos: “Arte em Sintonia” – campanha de solidariedade com as crianças de Cabo Delgado, em parceria com a Cáritas Portuguesa, e do “Projeto Nox” – Um outro Olhar Sobre o Mundo, vídeo resultante do trabalho realizado ao longo de dois anos com os alunos de 5º e 6º ano.

A cerimónia contou com intervenções do Diretor do Agrupamento de Escolas da Lousã, Pedro Balhau, da Presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, da Coordenadora Plano Nacional das Artes da Região Centro, do Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, da docente coordenadora do Plano Nacional das Artes no Agrupamento de Escolas da Lousã, Cristina Chau e do artista residente, Hélder Bruno Martins.

A cerimónia foi constituída por dois momentos, nomeadamente a entrega de um “cheque” no valor de 6,659,00€ à Cáritas Portuguesa, resultado da campanha de venda de trabalhos artísticos de alunos, famílias e pessoas que se associaram, na Lousã e na rede de Escolas do Plano Nacional das Artes, no âmbito do projeto Arte em Sintonia, e que a Cáritas fará chegar às crianças em Pemba, cujos beneficiários os alunos irão conhecer, através dos voluntários da Cáritas no terreno, ganhando assim “rosto” o resultado da campanha solidária.

O segundo momento traduziu-se na apresentação do vídeo musical “NOX” que envolveu os alunos do 5.º e 6.º anos, do Agrupamento de Escolas da Lousã, num projeto articulado com o currículo formal (EM, CEA) e com o Clube Oficina de Comunicação, Cinema e Artes de Palco (OCCAP) e artista residente, vídeo que foi acompanhado pela interpretação de um dos temas, ao vivo, pelas crianças presentes.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, “as várias ações desenvolvidas pelo Agrupamento de Escolas da Lousã e comunidade educativa, no âmbito do Plano Nacional das Artes, inserem-se na estratégia cultural e educativa da Câmara Municipal, materializada em diversos projetos, com o objetivo de estimular a criatividade e a imaginação, mobilizando a arte e o património como instrumentos para a cidadania ativa e afirmando a Lousã, mais uma vez, como um Território Educador.”