“AquaLousã” é o projeto vencedor da edição de 2019 do Orçamento Participativo.
Quinta edição do Orçamento Participativo contou 11 propostas a votação
publicado a 30 de setembro de 2019

Foram hoje apresentados os resultados da quinta edição do Orçamento Participativo (OP) da Lousã, tendo o vencedor, com 37,9% dos votos, sido o projeto “AquaLousã”, cujos proponentes foram Paulo Simões, Patrícia Lima, Sérgio Leal, Pedro Carvalho, Orlando Lopes e Celso Simões.

A proposta vencedora, que teve 382 votos, visa a modernização da Praia Fluvial da Sra. da Graça, em Serpins, instalando diversos equipamentos como escorregas, piscina e parque infantil, entre outros

Em segundo lugar, com 205 votos, ficou o projeto “Qualificação dos espaços exteriores dos estabelecimentos de ensino do Concelho”, proposto por Joana Vidal, Manuela Lopes, Pedro Antunes, Patrícia Ramalheiro e Elisabete Pires, e, em terceiro lugar, com 115 votos, o projeto “Remodelação do Complexo Turístico das Ermidas e Parque de Merendas – S. João”, cujos proponentes foram José Catarino e António Lima.

Em quarto lugar, com 69 votos, ficou o projeto “Modernização do espaço infanto-juvenil da Biblioteca Comendador Montenegro”, proposto por Lara Campos Ferreira, seguindo-se, em quinto lugar, com 68 votos, o projeto apresentado por Filipe Moreira, Liliana Cortez e Hugo Antunes intitulado “Requalificação da margem do Rio Ceira entre Foz de Arouce e Serpins”.

Em sexto e sétimo lugar ficaram, respetivamente, os projetos “Zona de Lazer do Espinheiro” com 62 votos, proposto por Jorge Santos e Carlos Vaz e a “Ponte Pedonal permanente na Praia da Bogueira”, com 34 votos, da autoria de Ana Paula Nunes.

No oitavo lugar, com 30 votos, ficou o projeto “A arte de bem receber”, proposto por Maria de Fátima Almeida e, em nono lugar, o projeto “Sports Camp” que obteve 22 votos e teve a autoria de Patricia Martins, Raul Bastos, Miguel Cândido, Nadja Ventura, Diogo Graça, Tiago Tomé, Carolina Correia, Maria Silva, Filipe Mendes, Tiago Carvalho, Margarida Matias, Pedro Nunes, António Granja, Severino Lourenço, Pedro Simões, Marco Costa e Francisco Matos.

O décimo lugar foi ocupado pelo projeto “Campo Multiusos da Bogueira”, proposto por Carlos Pinho e Luís Duarte e que teve 12 votos e, em décimo primeiro lugar, ficou a proposta “Festival de Hip Hop”, de Luís Sá, que registou 8 votos.

Refira-se que estavam a votação 11 propostas, tendo sido registados 1007 votos, através do sistema de voto presencial.

O Presidente da Câmara, Luís Antunes, destacou que “o Orçamento Participativo tem como objetivo envolver os cidadãos nas decisões, fomentando a participação nas decisões que levam ao aumento da qualidade de vida no Concelho.”

Para além de felicitar todos os proponentes pela qualidade e pertinências das propostas, o Autarca informou, também, “que todas as propostas serão alvo de análise do Executivo.”

O Orçamento Participativo da Lousã visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos cidadãos naturais, residentes, estudantes e trabalhadores no concelho da Lousã, nos processos de governação local, garantindo a participação dos cidadãos na decisão sobre a afetação de recursos às políticas públicas municipais, tendo sido disponibilizados 70 000€ para a execução do projeto vencedor.