O que é?
O Radar Social é um projeto piloto a nível nacional que assenta na identificação de pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo as pessoas em situação de risco de pobreza, exclusão social e/ou discriminação, nas suas múltiplas dimensões, em articulação com as entidades que integram a Rede Social do concelho da Lousã.
Qual é a missão do Radar Social?
O Radar Social tem por missão promover a inclusão social no concelho da Lousã, no respeito pelos valores indivisíveis e universais da dignidade do ser humano, da liberdade, da igualdade e da solidariedade.
Para que serve o Radar Social?
O Radar Social pretende complementar a atuação da rede de serviços local, através da identificação e avaliação de situações de vulnerabilidade social e do encaminhamento para os serviços e respostas existentes, tanto a nível local como regional.
Onde intervém o Radar Social?
O Radar Social intervém nas freguesias do concelho da Lousã: União de freguesias de Foz de Arouce e Casal de Ermio; Gândaras; Lousã , Vilarinho; Serpins.
O que faz o Radar Social depois de uma sinalização?
- Antes de mais, verifica se a situação já foi sinalizada ou está em acompanhamento.
- No caso de não estar sinalizada, contacta a pessoa, família ou grupo em situação de vulnerabilidade.
- Recolhe o(s) consentimento(s) da pessoa, família ou grupo em situação de vulnerabilidade, autorizando a intervenção da equipa do radar social.
- Realiza a avaliação social preliminar e prospetiva da situação sociofamiliar, registando o resultado na plataforma criada para o efeito.
- Informa e orienta a pessoa, família ou grupo em situação de vulnerabilidade social, assegurando o seu encaminhamento para os serviços e respostas existentes a nível local e/ou regional.
- Sempre que existir uma situação de intervenção social emergencial, ativa diretamente a rede de recursos da Rede Social.
Como pode ajudar?
- Mantendo um olhar atento ao seu redor e, sempre que tiver conhecimento ou desconfiar de uma situação de vulnerabilidade social, reportá-la para a equipa do Radar Social, através da ficha de sinalização ou dos contactos institucionais.
- Se se encontrar em situação de vulnerabilidade social, informando-se junto da equipa do Radar Social sobre como o/a podemos ajudar.
Quais os sinais que deve ter em atenção?
- Ausência de determinada pessoa nas rotinas diárias.
- Privação de alimentação e/ou vestuário.
- Perda de autonomia para necessidades básicas.
- Condições habitacionais degradadas.
- Dependências (álcool, drogas e/ou outras).
- Isolamento geográfico e/ou social.
- Conflitos e violência.
- Discriminação.
- Desemprego.
- Falta de segurança.
- Dificuldade de acesso a serviços básicos.
- Outro(s) que considere pertinente(s).
Contactos
A equipa técnica do Radar Social está integrada na Unidade de Intervenção Social e Saúde da Câmara Municipal da Lousã.
Morada: Praça Cândido dos Reis, lote 3, R/C
Telefone: 239 990 370/75
Email: projeto.radar@cm-lousa.pt