Atividades em torno do livro e da leitura celebram Dia Internacional da Mulher da Lousã
Atividades decorrem de na Biblioteca Municipal comendador Montengro até 11 de março
publicado a 7 de março de 2023

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal da Lousã leva a cabo um conjunto de atividades em torno do livro e da leitura e do papel que tiveram - e continuam a ter - para a emancipação da mulher e defesa da igualdade.

Dar Voz à Voz das Mulheres irá, ao longo da semana, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, divulgar e promover a leitura em voz alta de textos de autoras contemporâneas, Ana Luísa Amaral, Natália Correia, Sophia de Mello Breyner, Clarice Lispector, Lidia Jorge, Lurdes Pintassilgo, entre outras, são algumas das propostas de leitura, de uma atividade que é aberta ao público, mas que tem como convidados grupos e associações que dinamizarão a leitura entre eles, Miminhos dos Avós, Adras e Arcil.

Para o público infantil, as atividades de leitura decorrerão no espaço infantojuvenil, com leitura de autoras de literatura infantil e com o dia 8 de março dedicado a Malala, uma jovem defensora dos direitos das raparigas, através de atividades em torno do livro O Lápis Mágico de Malala.

Também no dia 8 de março, terá lugar, uma reunião da Equipa para a Igualdade na Vida Local, que será simbolicamente aberta ao público, e onde se fará a apresentação do novo Conselheiro para a Igualdade.

As atividades encerram no sábado com uma tertúlia sobre livros e escrita no feminino, com as autoras Ana Filipa Rosa, Ana Paula Job, Ana Souto, Emília Santos e Filomena Martins, moderada por Celeste Garção, que terminará com um momento de leitura encenada, pela poetisa Maria Toscano.

Porque, como dizia Malala, um livro é um dos instrumentos de mudança do mundo, a Câmara Municipal continuará a apostar na promoção do livro e da leitura ao longo da vida, como ferramenta essencial para a promoção da igualdade e dos direitos das pessoas.