Autarquia e Associação Empresarial Serra da Lousã preocupadas com falta de igualdade no regime de descontos a aplicar nas Autoestradas.
Descontos efetuados pela utilização da A13 são inferiores aos praticados noutras vias.
publicado a 3 de agosto de 2021

A Câmara Municipal da Lousã e a AESL-Associação Empresarial Serra da Lousã estão preocupadas com o facto do regime de descontos a aplicar nas Autoestradas, no âmbito da Portaria recentemente publicada pelo Governo, prever um tarifário onde os descontos efetuados na A13 - entre a A23 e Coimbra - sejam significativamente menos vantajosos, quando comparados com outras vias como a A22, A23, A23 e A25.

Esta preocupação foi reforçada pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, no âmbito do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, tendo esta entidade, em representação dos Municípios, Associações Empresariais, Empresas, Cidadãos e Utilizadores desta via - remetido uma comunicação à senhora Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a solicitar esclarecimentos sobre o modelo de descontos e a reforçar o desagrado e incompreensão por este facto.

Recorde-se que a implementação de descontos nesta via tem sido um objetivo pelo qual a Câmara Municipal, a Associação Empresarial e outros parceiros têm lutado, sendo entendimento destas entidades e pessoas que – apesar da importância da redução do tarifário ser uma boa media – o mais adequado seria a abolição de portagens, especialmente nesta fase e atendendo às dificuldades adicionais criadas às empresas pela pandemia.

Luís Antunes destacou, também, que a A13 “é uma via extremamente importante para o desenvolvimento dos Concelhos do interior, especialmente para as empresas que diariamente fazem um enorme esforço para gerar valor, muitas das vezes em situações menos favoráveis quando comparadas com zonas com melhores acessibilidades.”