Autarquia da Lousã apresenta 88,94% de execução da receita em 2021
Redução do prazo médio de pagamentos de 47 para 20 dias e redução de dívida a terceiros de 5,70% são pontos em destaque
publicado a 27 de abril de 2022

“A sustentabilidade financeira da Autarquia sempre foi uma das prioridades na nossa atuação, agindo no presente, mas com os olhos no futuro” destacou Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal da Lousã.

Luís Antunes referiu que “num ano difícil a Autarquia conseguiu uma concretização significativa de objetivos estruturais, ao mesmo tempo que implementou diversas ações de combate aos efeitos da pandemia, que significou mais 1 milhão e 100 mil euros de investimento adicional e 400 mil euros de diminuição de receita”.

Note-se que a Câmara Municipal da Lousã encerrou as contas do ano de 2021 com um Saldo de Gerência de 1.586.646,74 € - um aumento de 35% em relação a 2020 - reduzindo de 47 para 20 dias o prazo médio de pagamentos e reduzindo a sua dívida a terceiros em 5,70%, cerca de 146 mil euros, que se junta à redução registada em 2020 de mais de 1,2 milhões de euros. Além disso, o limite da dívida total está em 0,35% da média da receita corrente dos últimos 3 anos, quando o limite máximo legal é 1,50% dessa média.

O Presidente da Câmara Municipal realçou ainda que “num ano particularmente desafiante, a Autarquia cumpriu com todas as suas obrigações legais, nomeadamente a regra do equilíbrio orçamental, mesmo estando esta suspensa”.

Luís Antunes finalizou relembrando “o investimento expressivo e continuado nas pessoas, com as funções sociais a representarem cerca de três milhões e duzentos e cinquenta mil euros”.